Prova da Prefeitura Municipal de Campinas - Enfermeiro - VUNESP (2023) - Questões Comentadas

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A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o autor

  • A reconhece que certos conhecimentos quando são pessoais não valem nada e que, por isso, deve-se consultar outras pessoas, especialmente as de outras gerações.
  • B menciona situações como batizados, casamentos e velórios para mostrar que há uma religiosidade mais profunda nas pessoas de gerações anteriores.
  • C defende a transmissão das memórias dos mais velhos aos mais novos como modo de construção de conhecimento prático sobre o mundo.
  • D compreende que há detalhes nas histórias do passado, como a rua, as casas antigas, entre outras coisas que fazem com que os mais velhos se sintam renascer.
  • E enxerga na evocação de certos fatos do passado algo de poético que pode ser mantido como tradição viva nas gerações vindouras.

Há palavra ou expressão empregada em sentido figurado no trecho:

  • A ... a lembrança dos pequenos fatos que tecem a vida de cada indivíduo e do grupo... (1º parágrafo)
  • B Costumes de avô, responsos de avó, receitas de comida, crenças, canções, superstições familiares... (2º parágrafo)
  • C ... são passadas adiante nas palestras de depois do jantar; nas das tardes de calor... (2º parágrafo)
  • D ... só este sabe que existiu em determinada ocasião o indivíduo cujo conhecimento pessoal não valia nada... (1º parágrafo)
  • E ... o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos a lembrança que lhe chega... (1º parágrafo)

Assinale a alternativa que apresenta informação correta a respeito dos elementos linguísticos do trecho.

  • A Em “... toda a camada da vida de que o vizinho era parte inseparável...” (2º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída por “onde o vizinho participava inseparavelmente”.
  • B Em “... superstições familiares duram e são passadas adiante nas palestras de depois do jantar; nas das tardes de calor” (2º parágrafo), a expressão “superstições familiares” está implícita no trecho destacado.
  • C Em “... para o menino que está escutando e vai prolongar por mais cinquenta, mais sessenta anos...” (1º parágrafo), o termo em destaque pode ser substituído por “o qual”.
  • D Em “... mas cuja evocação é uma esmagadora oportunidade poética” (1º parágrafo), os termos destacados se referem à expressão “contato do moço com o velho”.
  • E Em “... pequenos fatos que tecem a vida de cada indivíduo e do grupo com que ele estabelece contatos...” (1º parágrafo), a expressão destacada pode ser substituída por “cujos contatos ele estabelece”.

Está redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância a frase:

  • A Como deve agir aqueles que não estão próximos de seus avós para garantir a continuidade das tradições?
  • B Ouvia-se os conselhos, as advertências e as canções do avô sempre com muita atenção e respeito.
  • C Não se admitem que as memórias familiares sejam perdidas por falta de diálogo entre as gerações.
  • D Fundamentais para garantir uma sensação de pertencimento, as tradições familiares vêm se perdendo nos últimos anos.
  • E Haviam dez anos que o neto não visitava o avô e, por isso, surpreendeu-se quando o viu.

A partir da leitura do poema, é correto afirmar que o eu-lírico

  • A compara a composição de um poema a um esforço de raciocínio lógico, visto que o efeito no leitor é idêntico ao da matemática.
  • B fala do amor pela poesia como um privilégio apenas dos poetas que conhecem a difícil arte das palavras.
  • C usa termos bélicos como “armar” e “ogiva” com o objetivo de fazer uma crítica ao poder destrutivo da poesia.
  • D utiliza o verbo “armar” para se referir a uma composição que é lógica, mas que ainda assim não se opõe ao sentimento.
  • E considera que somente os membros da confraria dos poetas são capazes de desarmar a poesia para proteger os leitores de seus efeitos.