Prova da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - Assistente de Controle Interno - Instituto Consulplan (2024) - Questões Comentadas

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A língua é heterogênea em seus múltiplos aspectos, influenciando o falar e o escrever daqueles que dela se apropriam como instrumento de expressão. Por isso, é mera ilusão considerar a existência de uma forma ideal de expressão oral ou escrita, quando não se pode exigir que os indivíduos sejam “ideais”.

(BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.)

Tendo em vista que estar consciente da significação das palavras é, sobretudo, fazer bom uso do idioma perante as diversas situações comunicativas de que fazemos parte, de acordo com o contexto, o significado das palavras em destaque foi indevidamente evidenciado em:

  • A– Mas ela vai esmigalhar a esperança!” (17º§) – esmagar
  • BPequeno rebuliço: mas era indubitável, [...]” (3º§) – indiscutível
  • C “[...] de como eu seria sucinta e misteriosa com a empregada [...]” (18º§) – breve
  • DTrês vezes tentou renitente uma saída entre dois quadros, [...]” (6º§) – desapontada
No excerto “– Está agora procurando outro caminho, olhe, coitada, como ela hesita.” (9º§), o elemento de coesão textual “ela” determina a conexão entre as ideias separadas pela pontuação. Tal elemento retoma, portanto: 
  • A O inseto – esperança.
  • B A empregada da casa.
  • C A mãe, fracamente confusa.
  • D A clássica esperança ilusória.
Os recursos linguísticos são formas usadas para expressar experiências comuns de forma original, motivada ou poética em um discurso. O recurso linguístico que assegura, ou seja, que sustenta completamente a narrativa e lhe dá sentido denomina‐se:
  • A Imposição.
  • B Contradição.
  • C Contestação.
  • D Ambiguidade.
Figuras de linguagem, segundo o gramático Domingos Cegalla, “são recursos especiais de que se vale quem fala e escreve para comunicar à expressão mais força e colorido, intensidade e beleza”. No texto de Clarice Lispector, é possível inferir que uma das figuras de linguagem empregadas se trata da prosopopeia. É possível identificá-la em:
  • A “– Ela se esqueceu de que pode voar, mamãe, [...]” (14º§)
  • BMeu outro filho, que estava vendo televisão, ouviu e riu de prazer.” (19º)
  • CPequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não podia ser.” (3º§)
  • DNão senti nada, de tão leve que era, foi só visualmente que tomei consciência de sua presença.” (21º§)

Clarice Lispector mostra no conto como uma simples passagem de uma esperança pode fazer toda uma história filosófica se desenrolar na cabeça da autora. Não obstante de outras obras suas, Clarice enfoca a subjetividade humana. Em relação ao principal assunto desenvolvido no texto é possível inferir que, EXCETO:

  • A O conto revela uma simples situação do cotidiano encorpada de sensações e pensamentos, o que é raro nas obras da autora.
  • B A criança, sempre curiosa, querendo preservar e entender o pequeno inseto, aponta as características da esperança, relacionando-a indiretamente.
  • C A mãe indaga sobre as diversas esperanças e suas imprevisíveis semelhanças; como a esperança inseto, a outra esperança que pousa e por ali fica.
  • D Na chegada de uma esperança, foi exteriorizado um mar de diferentes perspectivas. A autora menciona como essa esperança é secreta e silenciosa e frequentemente ilusória.