Prova da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha - Fiscal de Posturas - CPCON (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Analise o conteúdo do Texto 1 e selecione a/s proposição/ções CORRETA/s:


I- O artigo de divulgação científica exposto utiliza recursos intertextuais de forma recorrente e consegue, pois, manter a coerência da prática comunicativa desse gênero de texto.

II- O artigo faz uso de intertextualidade, mediante a utilização de vozes de outras pessoas e menção a outros textos.

III- “Imagine que você está empacado em um problema. O que você faz?” difere de intertextualidade.

IV- Esse artigo repele o uso de intertextualidade, em prol do desenvolvimento de argumentos de autoridade.


É CORRETO o que se afirma apenas em: 

  • A I, II e IV.
  • B IV.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I, III e IV.

O texto em questão consegue desenvolver um raciocínio, o qual possibilita ao seu leitor ativar vários conhecimentos, mediante um equilíbrio variável entre: repetição (retroação) e progressão textuais. Com base nisso, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A relação título-texto estabelecida demonstra como uma investigação científica foi desenvolvida a partir de acontecimentos do senso comum.
( ) O texto apresenta o objetivo de popularizar o conhecimento científico, por meio da divulgação do chuveiro patenteado pela revista Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts.
( ) O uso da palavra epifania, no quarto parágrafo, acontece em uma estratégia de referenciação, a qual é responsável por retomar a temática da criatividade e possibilitar sua progressão textual.
( ) O uso da palavra epifania, na última linha do texto, não compõe uma progressão textual, porque se encontra na conclusão do artigo e há outro tema desenvolvido depois.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA.

  • A V, F, F, V.
  • B V, V, V, F.
  • C F, F, F, V.
  • D V, F, V, F.
  • E F, V, F, V.

O artigo de Leo Caparroz apresenta características (fatores) de textualidade, as quais possibilitam a configuração desse escrito como um texto e, assim, como um objeto complexo. Acerca dessas características, assinale a seguir a alternativa CORRETA.

  • A A utilização da história de Arquimedes, o uso da palavra eureca e a interação mediante as vozes de Irving compõem uma coerência e um estabelecimento do Texto 1 como uma peça comunicativa.
  • B A repetição da história de Arquimedes, nos três primeiros parágrafos, prejudica a sequencialidade textual do artigo em questão, dado que a tautologia desencadeada não possibilita avanços e progressões temáticas.
  • C A falta a intencionalidade em apresentar, no quarto parágrafo, o “shower effect”, como resultado da pesquisa da Associação Americana de Psicologia, afeta a informatividade do Texto 1.
  • D A aceitabilidade do “efeito banho” ou “efeito do chuveiro” é opcional ao leitor que queira verificar o efeito eureca, segundo a criatividade fabricada e construída no primeiro parágrafo.
  • E A utilização de conectivo apenas no último parágrafo prejudica a coesão do texto.

A entrevista em foco consegue reunir duas pessoas, com o objetivo de alertar sobre o uso de ferramentas digitais. Acerca do diálogo estabelecido, assinale a sequência CORRETA de (V) verdadeiro e (F) falso. 

I- O entrevistador do texto procura estabelecer um diálogo com seu entrevistado e marca essa interação, por exemplo, com o uso de perguntas.
II- A autoridade social do entrevistado é apresentada, sobretudo, nos parágrafos iniciais da entrevista.
III- O diálogo recupera a informação de que Virgílio Augusto Fernandes Almeida participou da elaboração do Marco Civil da Internet.

É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I, II e III.
  • E I e III, apenas.

Na entrevista, o diálogo introduzido/desenvolvido pode ser acompanhado pelos leitores da Revista de Pesquisa da Fapesp, especialmente porque o referido gênero é estruturado por meio de mecanismos de conexão. No encadeamento argumentativo amarrado no texto, argumentos são expostos e são ativados os conhecimentos sobre estes. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O uso, na resposta à terceira pergunta exposta/ destacada do entrevistador, de se caracteriza esta palavra como uma conjunção coordenada e um operador argumentativo adversativo, porque soma para ideia de mesma conclusão.
  • B O uso, na resposta à primeira pergunta exposta/ destacada do entrevistador, de por causa caracteriza esta locução como uma conjunção de conformidade, haja vista apresentar a história conforme os fatos aconteceram.
  • C O uso, na resposta à segunda pergunta exposta/ destacada do entrevistador, de porque caracteriza esta palavra como uma conjunção subordinada explicativa e um operador argumentativo adversativo, haja vista contradizer um fato atual.
  • D O uso, na resposta à terceira pergunta exposta/ destacada do entrevistador, de mas caracteriza esta palavra como uma conjunção subordinada intensiva e um operador argumentativo adversativo, porque contrapõe para uma conclusão afim.
  • E O uso, no primeiro parágrafo, de e caracteriza esta palavra gramatical como uma conjunção coordenativa aditiva e um operador argumentativo, porque conecta termos com mesma função sintática e soma a favor de uma mesma conclusão.