Prova da Prefeitura Municipal de Caxambu do Sul - Professor - Educação Básica - FEPESE (2023) - Questões Comentadas

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Analise as afirmativas abaixo sobre o munícipio de Caxambu do Sul.
1. A economia do município baseia-se fundamentalmente na agricultura, caracterizada por pequenas propriedades. 2. A bovinocultura de leite, suinocultura, avicultura, a piscicultura e plantação de eucaliptos em áreas mais íngremes, bem como a produção de grãos (soja, milho e trigo) também têm destaque na economia do munícipio. 3. O munícipio é reconhecido por Lei como a Capital Estadual da Melancia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Caxambu do Sul é excelente em qualidade de vida por contar com fauna e flora abundantes.
Destaca-se o ____________ com vestígios de cultura ____________ às margens do Rio ____________, Linha ____________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A sítio arqueológico • açoriana • Chapecó • Chernhaque
  • B sítio arqueológico • egípcia • Lambedor • Santin
  • C sítio arqueológico • indígena • Uruguai • Chernhaque
  • D pequeno bosque • indígena • Uruguai • Chernhaque
  • E mirante do Rio Uruguai • indígena • Uruguai • São Félix

O município de Caxambu do Sul está localizado na região Oeste do Estado de Santa Catarina.
Assinale a alternativa que indica corretamente os limites do munícipio.

  • A ao Norte Planalto Alegre e a Leste com Guatambu.
  • B ao Norte com São Carlos e a Oeste com Planalto Alegre.
  • C a Leste com Guatambu e ao Norte com Nova Itaberaba.
  • D a Oeste com Águas de Chapecó e ao Sul com Guatambu.
  • E a Oeste com Planalto Alegre e a Leste com Chapecó.

Consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que:
No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Parágrafo Único: Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1º do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão “direitos e objetivos de aprendizagem” presente:

  • A No plano diretor.
  • B Na lei orçamentária.
  • C No estatuto da Criança e do Adolescente.
  • D Na Lei do Plano Nacional de Educação (PNE).
  • E No regimento escolar das unidades educacionais.

De acordo com os autores da Teoria Histórico-Cultural, o processo de aprendizagem:

  • A Acontece de forma espontânea.
  • B Promove o desenvolvimento humano.
  • C Ocorre depois do processo de maturação biológica.
  • D Depende exclusivamente das condições biológicas.
  • E Acontece de maneira segmentada.