Prova da Prefeitura Municipal de Colômbia - Professor - Instituto Consulplan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social (2021) - Questões Comentadas

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Em “Mas, desgraça minha” (4º§) é possível reconhecer que o autor do texto estabelece por meio da escolha da construção linguística:
  • A Uma alteração em relação à informação anterior.
  • B Uma ressalva em relação à ideia anteriormente estabelecida.
  • C Um impedimento para que a informação anterior seja concretizada.
  • D Uma contradição necessária ao efeito de sentido que deseja provocar.
Tendo em vista as variedades linguísticas e a linguagem como instrumento de comunicação, assinale a afirmativa correta.
  • A O texto apresenta uma linguagem predominantemente formal, estando assim coerente com a situação de comunicação e o objetivo a que se propõe.
  • B A mescla de três ou mais variantes linguísticas, conforme visto no texto, demonstra que o autor repudia todo e qualquer tipo de preconceito linguístico.
  • C Algumas passagens do texto tais como “Ah! Dom Lourenço...” demonstram o uso da linguagem informal, o que não mostra-se adequado no texto apresentado.
  • D A linguagem predominantemente formal aplicada no texto não pode ser considerada coerente, pois, por se tratar do gênero textual “carta”, o nível de formalidade é inadequado ao objetivo comunicacional.
Acerca da expressão “Sou um leitor de nó na garganta e lágrimas fáceis.” (4º§), pode-se afirmar que:
  • A É possível observar o emprego da polissemia.
  • B À linguagem coloquial aplica-se exclusivamente a denotação.
  • C O autor usa um tom exagerado para transmitir suas emoções.
  • D A partir de uma expressão ambígua, o autor expressa suas ideias.
De acordo com as competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, pode-se afirmar que “o estudo dos gêneros discursivos e o modo como se articulam” possibilita:
  • A Uma visão ampla das possibilidades de usos da linguagem, incluindo-se, aí, o texto literário.
  • B Uma percepção da linguagem literária como parâmetro para os mais variados gêneros discursivos da língua.
  • C A compreensão e o domínio da linguagem normativa por meio de todo e qualquer tipo de texto da língua portuguesa.
  • D A exclusão do preconceito linguístico à medida que o texto utilitário é visto com maior relevância em relação ao texto literário.
Está preservada a correção gramatical e semântica na reescrita proposta para o segmento destacado em:
  • A[...] pois o que eu queria mesmo era ser escritor.” / embora haja o desejo de ser escritor.
  • BNão fui ou não aconteci, como se diz agora.” / Não fui ou, conforme dizem hoje em dia, “não aconteci”.
  • CSou um leitor por imagem refletida [...]” / Na imagem que refletem, pode-se afirmar que há um leitor [...]
  • D[...] não consigo sequer desvendar normas gramaticais [...]” / [...] não é possível desvendar as normas gramaticais [...]