Prova da Prefeitura Municipal de Cruz Alta - Dentista - FUNDATEC (2024) - Questões Comentadas

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Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 06, 13 e 19. 

  • A à – a – à
  • B a – a – à
  • C a – à – a
  • D à – a – a
  • E a – à – à

O termo “embora” (l. 13) transmite o sentido de _________. Por isso, pode ser substituído, sem alteração de sentido ou de correção gramatical no trecho, por _________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

  • A oposição – no entanto
  • B soma – mas também
  • C explicação – visto que
  • D conclusão – por isso
  • E concessão – ainda que

De acordo com o texto, analise as assertivas a seguir:
I. A autora afirma que a obesidade é a epidemia mais maligna. II. Em 2023, a semaglutida teve um aumento significativo em vendas na Dinamarca devido ao tratamento da diabetes. III. O uso das anfetaminas como primeiras substâncias utilizadas para diminuir o apetite está relacionado a consequências trágicas para o cérebro, o fígado e o coração.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

Tendo em vista a frase “Em um mundo em que 35% das pessoas são obesas, isso vale ouro”, localizada na linha 05, infere-se predominantemente que a autora: 

  • A Posiciona-se contra a obesidade.
  • B Desaconselha o uso da semaglutida.
  • C Surpreende-se com quantidade de pessoas obesas.
  • D Constata a relevância da semaglutida.
  • E Incentiva o tratamento com a semaglutida.

Em relação à origem da semaglutida, enumere as assertivas a seguir conforme a ordem de aparecimento no texto.
( ) Clonagem do gene que codifica o glucagon. ( ) Comprovação de que o GLP-1 diminui o apetite. ( ) Realização de pesquisas em peixes retirados do porto de Boston. ( ) Publicação de um artigo que mostra que o glucagon ajuda na liberação de insulina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 4 – 1 – 3.
  • B 1 – 3 – 2 – 4.
  • C 3 – 2 – 4 – 1.
  • D 2 – 3 – 1 – 4.
  • E 3 – 1 – 4 – 2.