Prova da Prefeitura Municipal de Cruzeiro - Auxiliar de Desenvolvimento - Planejar (2016) - Questões Comentadas

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Ainda sobre o excerto acima a expressão ‘‘aversão’’ a luz, de acordo com a gramática da língua portuguesa, como um:
  • A Nome feminino, sinônimo de execração.
  • B Nome masculino, sinônimo de empatia.
  • C Nome masculino, sinônimo de repulsa.
  • D Nome feminino, sinônimo de comunhão.
Leia o excerto com atenção e assinale a alternativa correta:
‘‘Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)’’. Existem muitas maneiras de classificar os textos de acordo com a sua tipologia textual. Portanto o trecho acima pode ser classificado como:
  • A Descritivo
  • B Narrativo
  • C Dissertativo
  • D Jornalístico
Com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando dimensões: Analise as afirmações abaixo referente as dimensões: I - apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local; II - afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade; III - ênfase no papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática; IV - formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político; V - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados; VI - encorajamento do desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas; VII - fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações; Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
  • A II-IV- V e VI.
  • B I- II- e VII.
  • C I- II- IV- V e VII.
  • D III- IV- V- VI e VII.
Considerando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A educação em direitos humanos vai além de uma aprendizagem cognitiva, incluindo o desenvolvimento social e emocional de quem se envolve no processo ensino- aprendizagem. São elencados alguns princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses princípios.
  • A a educação em direitos humanos torna um elemento relevante para a vida dos(as) alunos(as) e dos(as) trabalhadores(as) da educação, envolvendo-os(as) em um diálogo sobre maneiras de aplicar os direitos humanos em sua prática cotidiana;
  • B a educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade;
  • C a inserção da educação em direitos humanos nos processos de formação inicial e continuada dos(as) trabalhadores(as) em educação, nas redes de ensino e nas unidades de internação e atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, incluindo, dentre outros (as), docentes, não-docentes, gestores(as) e leigos(as);
  • D integração dos objetivos da educação em direitos humanos aos conteúdos, recursos, metodologias e formas de avaliação dos sistemas de ensino;
Segundo autores: A Pedagogia Progressista se divide em três tendências: Tendência Progressista Libertadora, Tendência Progressista Libertária, Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a Tendência Progressista CríticoSocial dos Conteúdos.
  • A A atividade escolar deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos.
  • B Inspirada nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes.
  • C Essa tendência defende, apoia e estimula a participação em grupos e movimentos sociais: sindicatos, grupos de mães, comunitários, associações de moradores etc.., para além dos muros escolares e, ao mesmo tempo, trazendo para dentro dela essa realidade pulsante da sociedade. A necessidade premente é concretizar a democracia, através de eleições para conselhos, direção da escola, grêmios estudantis e outras formas de gestão participativa.
  • D Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frente à realidade social injusta e desigual. Busca instrumentalizar os sujeitos históricos, aptos a transformar a sociedade e a si próprio. Sua metodologia defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a reflexão da prática social, ponto de partida e de chegada, porém, embasada teoricamente.