Prova da Prefeitura Municipal de Cruzeiro - Professor - Língua Portuguesa - Planejar (2016) - Questões Comentadas

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Qualquer comunicação realizada com sucesso pressupõe alguns requisitos básicos para os interlocutores: um funcionamento físico adequado do cérebro, dos pulmões, da laringe, do ouvido, dentre outros órgãos, responsáveis pela produção e audição (percepção) dos sons da fala. Além desses, deve haver o reconhecimento da pronúncia de cada um dos interlocutores, pois, mesmo que tivessem os órgãos da fala e da audição em perfeito estado, essa comunicação poderia não ter sucesso se um deles não compreendesse a língua falada pelo outro. Sobre fonética e fonologia, assinale a alternativa CORRETA. I - Podemos estudar a fala a partir da sua fisiologia, ou seja, a partir dos órgãos que a produzem, tais como a língua, responsável pela articulação da maior parte dos sons da fala; e a laringe, responsável principalmente pela produção de “voz” que leva à distinção entre sons vozeados (sonoros) e não vozeados (surdos). II - A fala tem como principal objetivo o aporte de significado, mas, para isso, deve se constituir em uma atividade sistematicamente organizada. III - A fala pode ser descrita sob diferentes aspectos, uns mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética, outros mais próximos do que se convenciona chamar de Fonética. IV - Tanto a fonética quanto a fonologia investigam como os seres humanos produzem e ouvem os sons da fala. V - A Fonética pode ser vista como a organização da fala focalizando línguas específicas.
  • A Somente a alternativa I está correta.
  • B As alternativas I, II e IV estão corretas.
  • C Somente as alternativas II e IV estão corretas.
  • D As alternativas III e V estão corretas.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
Redigir um texto é para muitos uma tarefa difícil. Inúmeros contratempos começam a surgir, e um deles é a insuficiência de conteúdo. As ideias não fluem e, mesmo quando surgem, há certa dificuldade em organizá-las. Tal atitude muitas vezes corrobora para um sentimento de frustração e incapacidade por parte do emissor. O fato é que a escrita é algo que requer habilidade, determinação, paciência e aperfeiçoamento constante. Sobre textualidade e estilo, assinale a alternativa CORRETA. I - Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. II - Coerência é o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre orações referentes a um período, fazendo com que, esteticamente, os parágrafos se apresentem de forma harmoniosa, tornando o texto agradável à leitura. III - Coesão trata-se do próprio sentido atribuído ao texto, ou seja, a logicidade pertinente às ideias expressas, fazendo com que se estabeleça uma efetiva interação entre os interlocutores envolvidos no discurso. IV - Nosso conhecimento de mundo e do assunto que abordamos desempenha um papel fundamental no estabelecimento da coerência.
  • A Somente as alternativas I e IV estão corretas.
  • B As alternativas II, III e IV estão corretas.
  • C As alternativas I e IV estão corretas.
  • D Somente a alternativa IV está correta.
São várias as situações comunicativas cotidianas, sejam elas orais ou escritas. O dinamismo da comunicação é responsável pela criação dos diversos gêneros textuais, mas, antes deles, existem os tipos textuais, estruturas nas quais os gêneros se apoiam. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar, etc. Um único texto pode apresentar passagens de vários tipos de texto. A tipologia textual apresenta características intrínsecas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais e outras peculiaridades inscritas em, basicamente, cinco tipos. Assinale a alternativa CORRETA.
  • A Narração; Dissertação; Descrição; Exposição; Injunção.
  • B Conjunção; Dissertação; Descrição; Exposição; Comunicação.
  • C Comunicação; Conjunção; Dissertação; Descrição; Exposição.
  • D Narração; Descrição; Injunção; Exposição; Coesão; Dissertação.
É essencial saber distinguir o que é gênero textual, gênero literário e tipo textual. Cada uma dessas classificações é referente aos textos, porém é preciso ter atenção, cada uma possui um significado totalmente diferente da outra. Sobre ambos os conteúdos, assinale a única alternativa CORRETA.
  • A O gênero literário é classificado de acordo com a sua forma, podendo ser do gênero líricos, dramático, épico, narrativo e etc.
  • B Cada uma dessas classificações de tipologia textual não depende de como o texto se apresenta e com a finalidade para o qual foi escrito.
  • C É importante lembrar que um texto precisa ter apenas um gênero textual, pois não há como mais de um gênero se sobressair.
  • D Tipologia textual é a maneira como a língua é empregada nos textos em suas diversas situações de comunicação, de acordo com o seu uso temos gêneros textuais diferentes.
Com base no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando dimensões: Analise as afirmações abaixo referente as dimensões: I - apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local; II - afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade; III - ênfase no papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática; IV - formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político; V - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados; VI - encorajamento do desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos pelo poder público e a sociedade civil por meio de ações conjuntas; VII - fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações; Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:
  • A II-IV- V e VI.
  • B I- II- e VII.
  • C I - II- IV- V e VII.
  • D III- IV- V- VI e VII.