Prova da Prefeitura Municipal de Cuiabá - Auditor Fiscal - FGV (2016) - Questões Comentadas

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As memórias do passado, contadas ao início do texto, servem para

  • A contrapor o ensino do passado ao do presente.
  • B revelar vivências de grande valor afetivo.
  • C indicar críticas ao Ensino Médio tradicional.
  • D introduzir uma reflexão sobre o valor da escola.
  • E apontar para os momentos de dúvida da adolescência.

De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”.

Assinale a opção que indica o erro de norma culta presente no fragmento acima. 

  • A O uso inadequado do acento grave em “às principais críticas”.
  • B O erro de concordância na forma verbal “se ouve”.
  • C O emprego incoerente do vocábulo “sim”, entre vírgulas.
  • D O erro de concordância no emprego do vocábulo “muito”.
  • E O mau uso da forma “aos” em lugar de “para os”.

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”.

Deduz-se desse segmento do texto que 

  • A a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral.
  • B as críticas atuais já apontavam os problemas vividos pelo autor do texto.
  • C as experiências do autor confirmam uma preparação voltada para o vestibular.
  • D a formação dita cidadã se opõe integralmente à preparação para o vestibular.
  • E as principais críticas de hoje condenam a formação dita cidadã.

Segundo o primeiro parágrafo do texto, o engajamento só não advém

  • A de pequenas e reveladoras conversas revolucionárias.
  • B do contato com as diversas diferenças, que são os outros.
  • C do acesso a distintos campos do conhecimento.
  • D da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico.
  • E do direcionamento do pensamento em busca de seu próprio progresso.

“Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional”.

Por esse segmento do texto depreende-se que 

  • A a modernidade educacional se apoia em práticas tradicionais.
  • B os aplicativos educacionais podem subverter a ordem pública.
  • C os métodos tradicionais podem gerar práticas inovadoras.
  • D as rodas de conversa podem levar a revoluções.
  • E o importante não é o método, mas o objeto.