Prova da Prefeitura Municipal de Formiga - Pedagogo - Instituto Consulplan (2020) - Questões Comentadas

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Devemos pensar a educação, o conhecimento, a escola e o currículo a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária, ou seja, um ideal de sociedade que avança na cultura política, social e também pedagógica. Uma sociedade regida pelo imperativo ético da garantia dos direitos humanos para todos. Diante do ideal de construir essa sociedade, a escola, o currículo e a docência são obrigados a:
  • A Superar processos de avaliação sentenciadora que possibilitem que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
  • B Implantar processos de avaliação classificatória que possibilitem que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
  • C Superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e inclusiva na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos.
  • D Indagar-se e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos.
Os projetos de trabalho significam, do ponto de vista de Hernandez (2000), um enfoque do ensino que tenta ressituar as concepções e as práticas educativas na escola, e não simplesmente readaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Segundo o autor, quando falamos de projetos, o fazemos pelo fato de imaginarmos que possam ser um meio de ajudar a repensar e refazer a escola. Entre outros motivos, porque, por meio deles:
  • A Possibilita a construção de novos muros escolares, haja vista que existe uma tendência à expansão da escola para os meios digitais.
  • B Estamos considerando uma nova ordem de conhecimentos que deverão fazer parte do saber escolar; que deverão ser mais perenes e consistentes.
  • C Estamos reorganizando a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos, e, sobretudo, porque nos permite redefinir o discurso sobre o saber escolar.
  • D Evocamos destruição dos modelos tradicionais de ensino em prol de metodologias mais interessantes para o aluno, já que sua relação com o docente está desgastada pela preferência deste último por tais modelos.
O racismo institucional é o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ele se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatóriosadotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes do preconceito racial, uma atitude que combina estereótipos racistas, falta de atenção e ignorância. Em qualquer caso, o racismo institucional sempre coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações.Das alternativas a seguir, assinale a que evidencia manifestação do racismo institucional.
  • A Racismo apresentado como uma deficiência patológica, decorrente de preconceitos.
  • B Racismo apresentado diante do modo “normal” que está presente nas relações sociais, políticas, jurídicas e econômicas.
  • C Racismo como normalidade, funcionando tanto como uma ideologia quanto como uma prática de naturalização da desigualdade.
  • D Concepção pela qual se conferem privilégios e desvantagens a determinados grupos em razão da raça, normalizando estes atos por meio do poder e da dominação.
Assinale a alternativa cujas palavras ou expressões sublinhadas estão sendo empregadas em sentido denotativo.
  • A Manaus pode ser vista como a escultura viva de um conflito iniciado em 1500.
  • B Para isso temos que deslocar algumas placas tectônicas de nosso próprio pensamento.
  • C Para sermos capazes de resistir nós precisamos nos tornar floresta — e resistir como floresta.
  • D Dias atrás eu conversava com procuradores e defensores públicos que chegaram há pouco em cidades do interior amazônico.
No período compreendido entre a redemocratização e a implantação do Plano Real ocorreram várias tentativas de estabilização monetária no Brasil através de planos econômicos implantados pelos governos da época. Sobre os planos econômicos, assinale a alternativa correta.
  • A Plano Real lançado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso.
  • B Plano Marcílio e Plano Real lançados pelo então Presidente Itamar Franco.
  • C Plano Cruzado, Plano Cruzado II, Plano Bresser e Plano Verão lançados pelo então Presidente José Sarney.
  • D Plano Verão, Plano Collor, Plano Collor II e Plano Marcílio lançados pelo então Presidente Fernando Collor de Mello.