Prova da Prefeitura Municipal de Formiga - Professor - Educação Física - Instituto Consulplan (2020) - Questões Comentadas

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Nos períodos “Somos nós que precisamos da ajuda dos povos da floresta. É deles o conhecimento sobre como viver apesar das ruínas.” (7º§), se a palavra “nós” fosse substituída pelo pronome “eu”, quantas palavras ao todo (incluindo na contagem o termo a ser flexionado por determinação do enunciado) precisariam ter a grafia modificada para garantir a correta concordância verbo-nominal?
  • A Duas.
  • B Três.
  • C Quatro.
  • D Cinco.
Devemos pensar a educação, o conhecimento, a escola e o currículo a serviço de um projeto de sociedade democrática, justa e igualitária, ou seja, um ideal de sociedade que avança na cultura política, social e também pedagógica. Uma sociedade regida pelo imperativo ético da garantia dos direitos humanos para todos. Diante do ideal de construir essa sociedade, a escola, o currículo e a docência são obrigados a:
  • A Superar processos de avaliação sentenciadora que possibilitem que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
  • B Implantar processos de avaliação classificatória que possibilitem que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitados em seu direito a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
  • C Superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e inclusiva na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos.
  • D Indagar-se e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos.
Na frase “O Brasil é um grande construtor de ruínas.” (3º§), há a presença de um verbo:
  • A De ligação.
  • B Bitransitivo.
  • C Transitivo direto.
  • D Transitivo indireto.
Os projetos de trabalho significam, do ponto de vista de Hernandez (2000), um enfoque do ensino que tenta ressituar as concepções e as práticas educativas na escola, e não simplesmente readaptar uma proposta do passado, atualizando-a. Segundo o autor, quando falamos de projetos, o fazemos pelo fato de imaginarmos que possam ser um meio de ajudar a repensar e refazer a escola. Entre outros motivos, porque, por meio deles:
  • A Possibilita a construção de novos muros escolares, haja vista que existe uma tendência à expansão da escola para os meios digitais.
  • B Estamos considerando uma nova ordem de conhecimentos que deverão fazer parte do saber escolar; que deverão ser mais perenes e consistentes.
  • C Estamos reorganizando a gestão do espaço, do tempo, da relação entre os docentes e os alunos, e, sobretudo, porque nos permite redefinir o discurso sobre o saber escolar.
  • D Evocamos destruição dos modelos tradicionais de ensino em prol de metodologias mais interessantes para o aluno, já que sua relação com o docente está desgastada pela preferência deste último por tais modelos.
Procurando responder ao que fundamenta a ação docente, Mizukami realiza uma análise teórica de conceitos relativos a diferentes abordagens do processo de ensino. Ao organizar sua narrativa, utiliza-se de 5 abordagens: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural. Para a autora, são características encontradas na abordagem sociocultural:
  • A A interação homem-mundo, sujeito-objeto é imprescindível para que o ser humano se desenvolva e se torne o sujeito de sua práxis.
  • B Deve possibilitar ao aluno o desenvolvimento de suas possibilidades de ação motora, verbal e mental, para que possa intervir e inovar a sociedade.
  • C O homem não é acabado, possui uma característica dinâmica e é inerente à atividade humana. “O único homem que se educa é aquele que aprendeu a aprender”.
  • D O homem ideal é o que desenvolve autocontrole e autossuficiência, que quando não acontece, a responsabilidade do controle é exercida por outra pessoa. “Arquiteto de si mesmo” – consciente da sua incompletude.