Prova da Prefeitura Municipal de Fortaleza - Professor - Educação Física - CONSULPLAN (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Sobre a origem da Didática, assinale a correta:

  • A Ela foi criada pelo padre Jesuíta São Tomás de Aquino (1225 – 1274) como a arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
  • B Ela foi criada pelo padre Escolástico Santo Agostinho (354-430) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente, originando a Ratio Studiorum.
  • C Ela foi criada pelo monge luterano Jean Amos Comenius (1592-1670) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método universal capaz de orientar o trabalho docente.
  • D Ela foi criada pelo monge Johann Friedrich Herbart (1776 - 1841) como arte de "ensinar tudo a todos". Seu objetivo era criar um método que particularizasse o ensino, atendendo à heterogeneidade.

Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:

  • A a Concepção Pedagógica Tradicional Religiosa e a Concepção Pedagógica Tradicional Leiga.
  • B a Concepção Pedagógica Tecnicista e a Concepção Pedagógica Brasílica.
  • C a Concepção Pedagógica Produtivista e a Concepção Pedagógica Brasílica.
  • D a Concepção Pedagógica Nova ou Moderna e a Concepção Pedagógica Nacionalista.

Em se tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a correta:

  • A Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na experiência e propôs sistema pedagógico que se organiza em torno de três conceitos centrais: governo, disciplina, instrução educativa.
  • B O termo “Escola Tradicional” foi/é empregado para denominar as ideias pedagógicas que sucederam o Movimento Renovador e traz em seu bojo uma representação da escola como local de formação com base na cultural geral, com formação essencialista e enciclopédica.
  • C No Tecnicismo, o eixo do trabalho pedagógico é a técnica, desloca-se o centro do processo do professor para a atividade prática, do lógico para o psicológico, do esforço para o interesse, da disciplina para a espontaneidade, da quantidade para a qualidade.
  • D O Escolanovismo pauta-se na centralidade do educando, concebe a escola como um espaço aberto à iniciativa dos alunos, que, interagindo entre si e com o professor, protagonizam a aprendizagem, construindo seus conhecimentos.

São elementos estruturantes da Didática:

  • A objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
  • B objetivos, políticas de ensino, tecnicismos, recursos, relação professor-aluno.
  • C objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, relação professor-aluno, avaliação.
  • D objetivos, métodos de pesquisa, conteúdos, programas, políticas educacionais.

Na história do brinquedo na Educação, dizemos corretamente que:

  • A os jogos têm função de lazer e na escola melhor se adequam como auxiliares ao trabalho docente e por isso só acontecem nos recreios.
  • B os jogos e brinquedos nunca foram aceitos nas escolas, dada a função social dessa instituição e seu caráter instrutivo.
  • C os jogos e brinquedos são práticas culturais que não precisam ser aceitas nas escolas, pois são bem vivenciadas fora dela.
  • D os brinquedos podem estar integrados ao ensino, uma vez que são auxiliares e integrados ao desenvolvimento humano.