Prova da Prefeitura Municipal de Gonçalves - Assistente Social - Instituto Consulplan (2022) - Questões Comentadas

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Analise a seguinte passagem do texto.


“O poeta Affonso Romano descreveu muito bem o Brasil: ‘Uma coisa é um país, outra um fingimento. Uma coisa é um país, outra um monumento. Uma coisa é um país, outra o aviltamento. Há 500 anos estupramos livros e mulheres. Há 500 anos somos pretos de alma branca’.” (10º§)


Considerando as informações apresentadas nesse excerto, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. 


I. “Os versos do poema de Affonso Romano remetem às origens históricas da escravidão no Brasil, cuja herança se materializou, ao longo do tempo, nas mais variadas formas de racismo, sobretudo, de cunho estrutural e institucional.” 


PORQUE


II. “Após a abolição, a ausência do poder público na integração da população negra, por meio do fornecimento de condições materiais e políticas para sua participação em uma sociedade livre, resultou em um perverso sistema de marginalização, que perdura até os dias atuais.”


Assinale a alternativa correta.

  • A A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
  • B A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa
  • C As afirmativas I e II são verdadeiras e a afirmativa II é uma justificativa correta da I.
  • D As afirmativas I e II são verdadeiras; mas, a afirmativa II não é uma justificativa correta da I.
Qual alternativa melhor sintetiza a principal ideia defendida no texto?
  • A Faz-se necessário que mais lideranças negras ocupem cargos políticos de poder.
  • B Já foi comprovado que, no Brasil, a população de negros é superior à de brancos.
  • C Pretos e pardos são os que mais sofrem discriminação, violência e injustiça social.
  • D O racismo institucional é o mais grave problema enfrentado pela população negra. 
Releia as seguintes passagens do texto.
I. “A população brasileira é composta por 56,2% de pretos e pardos.” (8º§) II. “O analfabetismo para a população negra é de 11,8% – maior que a média de toda população brasileira (8,7%). Dos jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, mais de 60% são negros, de acordo com o IBGE.” (9º§)
O autor lança mão de alguns dados de pesquisa com o propósito, sobretudo, de:
  • A Evidenciar a tese defendida por meio de informações concretas que possam levar o leitor a admitir e aceitar o ponto de vista do redator.
  • B Expressar um raciocínio lógico por meio da relação de causa e efeito e, dessa forma, tornar possível chegar à conclusão pretendida pelo autor.
  • C Apresentar argumentos contrários ao ponto de vista defendido, a fim de refutá-los e mostrar que não são válidos ou que têm validade limitada.
  • D Inserir o discurso produzido por outras pessoas, utilizando as relações intertextuais, a fim de corroborar o ponto de vista defendido pelo articulista.

Analise as assertivas a seguir.


I. “O analfabetismo para a população negra é de 11,8% – maior que a média de toda população brasileira (...)” (9º§): o travessão foi utilizado para isolar uma informação de menor relevância no texto.

II. “Precisamos aprovar os seguintes Projetos de Lei: (...)” (13º§): os dois pontos foram usados para indicar uma enumeração.

III. “(...) e o 4.656/2020, que estende a validade da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), (...)” (14º§): os parênteses foram empregados para apresentar uma informação acessória.

IV. “(...) o racismo é apresentado como decorrência da própria estrutura, ou seja, do modo ‘normal’ com que se constituem as relações políticas, (...)” (12º§): no texto, as aspas duplas foram utilizadas, na palavra “normal”, para marcar uma citação direta.


Está correto o que se afirma apenas em

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
De acordo com suas características linguísticas, estruturais e discursivas, o texto lido é um exemplar do gênero:
  • A Notícia.
  • B Resenha.
  • C Reportagem.
  • D Artigo de opinião.