Prova da Prefeitura Municipal de Guaiúba - Professor - Ensino Fundamental - CETREDE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca
O termo sublinhado corresponde sintaticamente a um objeto direto na frase:
  • A “Ford Mustang será o único muscle a combustão e terá versão GT3 de pista” (Quatro Rodas, 03/2023).
  • BPingente encontrado na Dinamarca é referência mais antiga ao deus Odin” (Superinteressante, 03/2023).
  • C Filho realiza o sonho da mãe com festa de debutante aos 69 anos [...]” (Marie Claire, 03/2023).
  • D Em zoo nos EUA, tartaruga de 90 anos se torna pai pela primeira vez” (Galileu, 03/2023).
  • E “Anitta aposta em look transparente para festão de aniversário” (Caras, 03/2023).
Assinale a alternativa em que se podem ver palavras que apresentam, respectivamente, um ditongo decrescente, um hiato e um ditongo crescente.
  • A feixe | leite | saúde
  • B sábio | averiguei | foice
  • C linguiça | baú | rainha
  • D enxaguei | viúvo | deusa
  • E beijo | balaústre | cárie
Leia o trecho apresentado a seguir.
        “Uma pessoa deitada em papelão com uma garrafa de vinho ao lado nos alerta, a olho nu, sobre os estragos físicos e sociais do álcool.         Porém, é muito mais difícil descobrir o dano invisível e que, no entanto, faz parte da cadeia causal que leva a esta situação: o estrago que o álcool inflige ao cérebro.         A maioria das pessoas poderia descrever rapidamente os efeitos agudos do álcool: falta de coordenação, desinibição, impulsividade... Mas poucas sabem sobre as consequências crônicas desse consumo, que respondem ao efeito neurotóxico do álcool no cérebro.         Estudos neuropsicológicos e de neuroimagem mostram que três redes neurais são particularmente vulneráveis: a rede frontocerebelar, que controla o equilíbrio; o frontolímbico, envolvido na memória, na motivação e na autoconsciência; e o frontoestriado, responsável pela regulação emocional, inibição, flexibilidade cognitiva e gerenciamento de recompensas.”
VARELA, Montserrat Corral. Como o álcool prejudica o cérebro. BBC Brasil, 23 de março de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/czvw49z0ly2o. Acesso em: 25 mar. 2023.
Por “efeitos agudos” e “consequências crônicas” do álcool, nesta ordem, entende-se, a partir do texto apresentado, que há 
  • A problemas causados pelo uso de álcool que são momentâneos, e outros que são de longo prazo.
  • B tipos de álcool que causam efeitos momentâneos, e outros que geram efeitos duradouros.
  • C regiões do cérebro que atuam incessantemente, e outras que não são ativadas quando se bebe álcool.
  • D pessoas que gostam de álcool de efeito momentâneo, e outras que apreciam álcool de efeito duradouro.
  • E pessoas que vão para as ruas devido aos efeitos do álcool, e outras que permanecem em casa.
Leia o trecho a seguir com atenção.
“Para a cabeça, uma mistura de resina da árvore do pistache, óleo ou alcatrão de cedro e zimbro, além de óleo de rícino e de elemi. Para o estômago, cera de abelha aquecida. Já na pele, após a limpeza e unção com resinas aromáticas, a aplicação de uma mescla de gordura de ruminantes e cera de abelha aquecida. Um grupo internacional liderado pelo arqueólogo Philipp Stockhammer, da Universidade Ludwig Maximilian e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, ambos na Alemanha, analisou a composição química de resíduos encontrados em 31 urnas descobertas em uma oficina de mumificação que funcionou entre 664 a.C. e 525 a.C. na região de Saqqara, ao sul do Cairo. Como resultado, obteve a receita detalhada de bálsamos e unguentos usados na mumificação de corpos no Egito Antigo. O embalsamamento praticado por quase 3 mil anos pelos egípcios era um ritual complexo, que podia levar semanas. Até agora se conheciam apenas algumas das técnicas e o nome genérico das misturas usadas na mumificação, com base em descrições em textos antigos do Egito e da Grécia.”
UMA receita para preservar o corpo após a morte. Pesquisa Fapesp, 14 de março de 2023. Antropologia. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/umareceita-para-preservar-o-corpo-apos-a-morte/. Acesso em: 25 mar. 2023.

Identifique os respectivos núcleos dos sujeitos dos verbos “analisar” e “ser” nesta ordem, empregados sublinhados no texto. 
  • A “arqueólogo” e “egípcios”.
  • B “internacional” e “3 mil anos”.
  • C “grupo” e “embalsamamento”.
  • D “Universidade”, “Instituto” e “ritual”.
  • E “Phillip Stockhammer” e “egípcios”.
Leia o excerto a seguir.
        “Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O ‘amar os outros’ é tão vasto que inclui até perdão para mim mesma, com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.         E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por quê, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E no entanto cada vez que vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Cada livro meu é uma estréia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever.”
LISPECTOR, Clarice. As três experiências. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

No excerto, observa-se o predomínio da seguinte função da linguagem
  • A metalinguística.
  • B apelativa.
  • C poética.
  • D emotiva.
  • E referencial.