Prova da Prefeitura Municipal de Guararapes - Médico - VUNESP (2023) - Questões Comentadas

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A respeito da presença de mulheres no audiovisual brasileiro, é correto afirmar, a partir dos dados do texto, que

  • A a participação das mulheres alcançou seu apogeu na história do cinema nacional no final da primeira metade do século passado.
  • B grandes diretoras do cinema nacional precisam ter suas obras colocadas novamente em cartaz para serem perpetuamente lembradas.
  • C o cenário cultural atual é mais receptivo às mulheres, sobretudo as negras, do que antigamente, mesmo que com baixa representatividade.
  • D a minoria dos filmes é dirigida por mulheres – cerca de 25% –, o que mostra que a situação brasileira é pior do que no resto do mundo.
  • E o contexto atual é de avanço em relação às décadas anteriores, mas ainda falta espaço para atrizes, diretoras e roteiristas.

É correto concluir, a partir das informações do texto, que

  • A o fato de as mulheres serem minoria no cinema, sem o serem na realidade da sociedade brasileira, é revelador de uma falta de representatividade nesse setor.
  • B os investimentos públicos no setor audiovisual brasileiro foram insuficientes para provocar uma melhora na participação das mulheres.
  • C as primeiras mulheres a dirigirem filmes no Brasil têm seu lugar garantido na história do cinema, mas falta abrir espaço para as mulheres de hoje.
  • D as mulheres negras costumam considerar a falta de representatividade no cinema como algo grave, diferentemente das mulheres brancas.
  • E as pesquisadoras mencionadas defendem que se aumentem os recursos financeiros para contratação de mulheres nos filmes.

A respeito da linguagem do texto, é correto afirmar que

  • A a expressão “em primeiro plano” (1º parágrafo) foi empregada em sentido próprio para indicar uma posição de grande destaque.
  • B a palavra “autoria” (1º parágrafo) foi empregada em sentido figurado para se referir à participação das mulheres nas obras cinematográficas.
  • C a expressão “em câmera lenta” (1º parágrafo) foi empregada em sentido figurado para se referir à lentidão do processo de valorização das obras feitas por mulheres.
  • D a expressão “vagaroso progresso” (1º parágrafo) foi empregada em sentido figurado para indicar uma contradição entre as duas ideias.
  • E a palavra “fagulha” (2º parágrafo) foi empregada em sentido próprio e significa a partícula incandescente que se desprende de um corpo em brasa.

Considere os trechos.
•  Apesar do vagaroso progresso de representatividade feminina... (1º parágrafo)
•  ... já que elas são minoria nos elencos e produções... (3º parágrafo)

As expressões em destaque introduzem, respectivamente, os sentidos de

  • A concessão e causa.
  • B oposição e concessão.
  • C consequência e explicação.
  • D causa e comparação.
  • E condição e explicação.

Considere o trecho.
•  Ainda que avanços tenham ocorrido nas últimas décadas, as mulheres ainda apresentam baixa representatividade no cinema brasileiro (...): apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente. (1º parágrafo)
O trecho foi reescrito em conformidade com a norma-padrão e sem prejuízo do sentido original na alternativa:

  • A Apesar de terem havido avanços nas últimas décadas, as mulheres ainda apresentam baixa representatividade no cinema brasileiro (...): apenas 20% e 25% deste grupo ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente.
  • B Embora avanços nas últimas décadas sejam observados, ainda há poucas mulheres representadas no cinema brasileiro (...): apenas 20% e 25% delas ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente.
  • C Caso tenham ocorrido avanços nas últimas décadas, as mulheres seguem sendo poucas no cinema brasileiro (...): apenas 20% e 25% ocupa cargos de direção e roteiro, respectivamente.
  • D Mesmo que avanços tenham se dado nas últimas décadas, as mulheres no cinema brasileiro reduz-se a um pequeno grupo (...): apenas 20% e 25% dele ocupa cargos de direção e roteiro, respectivamente. 
  • E À medida que avanços tenham sido testemunhados nas últimas décadas, continua havendo pouca representatividade das mulheres no cinema brasileiro (...): apenas 20% e 25% ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente.