Prova da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - Professor - Artes e Educação Artística - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo a Lei Orgânica do município de Guarujá do Sul, entre os objetivos fundamentais da Educação Municipal NÃO consta:

  • A Preparo para o exercício da cidadania.
  • B Formação para o trabalho.
  • C Desenvolvimento integral da pessoa humana.
  • D Formação do indivíduo submisso à ordem política.

O município de Guarujá do Sul/SC tem como base econômica a agropecuária. As opções abaixo apresentam os principais itens que fazem parte da base de cultivo e criação agropecuária do município, EXCETO:

  • A Feijão.
  • B Cultivo de suínos.
  • C Cacau.
  • D Fumo.

Lev Vygotsky (1991, p. 131), afirma o seguinte: "A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo: o pensamento nasce através das palavras. [...] As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas também na evolução histórica da consciência como um todo. Uma palavra é um microcosmo da consciência humana." Nesse sentido, Vygotsky entende o ensino como um processo:

  • A Dramático.
  • B Atitudinal.
  • C Social.
  • D Biológico.

Paulo Freire é reconhecido como um pesquisador que pensou a prática educativa sob a ótica da criatividade e do seu potencial para a transformação. Nesse sentido, a Arte-Educação para Paulo Freire é vista como:

  • A Uma área com grande potencial para o mercado de trabalho.
  • B Um campo do conhecimento que favorece a emancipação do indivíduo.
  • C Uma resposta à opressão pelo proletariado.
  • D Uma disciplina eminentemente acadêmica.

Considere a seguinte situação: A professora efetiva da disciplina Arte, de uma escola pública municipal, no seu primeiro dia de aula, conversa com sua turma e percebe que os estudantes não conhecem muito bem o conteúdo referente ao ano anterior.

Para confirmar essa situação, a professora deveria aplicar a chamada:

  • A Avaliação formativa.
  • B Avaliação paralela.
  • C Avaliação somativa.
  • D Avaliação diagnóstica.