Prova da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - Professor - Ciências - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo a Lei Orgânica do município de Guarujá do Sul, entre os objetivos fundamentais da Educação Municipal NÃO consta:

  • A Desenvolvimento integral da pessoa humana.
  • B Formação do indivíduo submisso à ordem política.
  • C Formação para o trabalho.
  • D Preparo para o exercício da cidadania.

"Uma nuvem de poeira densa e vermelha encobriu parte das cidades do interior de São Paulo, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba, Barretos e Presidente Prudente, na tarde deste domingo (26/9). Moradores compartilharam nas redes sociais imagens surpreendentes." Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil
Segundo meteorologistas o fenômeno não é inédito e acontece com regularidade, porém pela forma mais extensa que aconteceu ganhou repercussão nas redes sociais. Análise as alternativas abaixo e assinale opção que indica um dos fatores apontado como causa da ocorrência deste fenômeno:

  • A Umidade alta do ar atmosférico da região.
  • B Os baixos ventos que ocorriam na região no momento do ocorrido.
  • C Mudança repentina e elevação da temperatura do ar atmosférico.
  • D Ocorrência de longo período de estiagem na região.

Tendo como base o texto acima aliado aos seus conhecimentos atuais sobre a relação do homem com o meio ambiente, julgue as afirmativas a seguir: I.Existe a política dos 3 R's que propõem reduzir o consumo, reaproveitar os materiais e reciclar os que não puderem ser reaproveitados, sendo práticas de um desenvolvimento sustentável, tendo como fundamento um desenvolvimento científico e tecnológico que não coloque em risco a sustentabilidade do planeta. II.A Educação Ambiental pode contribuir para as pessoas construírem uma consciência sobre as questões socioambientais, enfrentando com senso crítico, os problemas pelos quais a humanidade passa e as possíveis soluções para eles, ajudando a formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. III.As inovações tecnológicas ocorrem num ritmo lento, portanto estabelecendo um equilíbrio nas relações existentes, onde a natureza consegue se recuperar plenamente com sua capacidade de resiliência.
Após análise, assinale a alternativa que corresponde com as afirmativas acima:

  • A Apenas I é verdadeira.
  • B Todas as alternativas são verdadeiras.
  • C Apenas a alternativa III é verdadeira.
  • D As alternativas I e II são verdadeiras.

De acordo com o texto, marque a alternativa CORRETA.

  • A A relação homem e meio ambiente é como uma relação mutualística, ou seja, ambos são beneficiados pela interação, sendo, portanto, uma relação harmoniosa.
  • B O homem faz parte da natureza, sendo que existe uma relação dos seres humanos entre si e com a natureza externa a eles - o meio ambiente.
  • C Os processos que existem na natureza não influenciam e não são influenciados pelas ações humanas.
  • D Meio ambiente é caracterizado como um conjunto de fatores químicos, físicos e biológicos que sirvam exclusivamente para uso do homem.

A obtenção do alimento é uma função vital à sobrevivência dos seres vivos, além disso, também pode ser considerada como uma fonte de prazer e bem-estar emocional. A respeito dessa função vital julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F): I.(__)Parte da água que os seres humanos ingerem é proveniente dos alimentos, a água que tem importância na composição dos fluidos corporais e possibilita as reações que ocorrem nas células. II.(__)Alguns alimentos são ricos em fibras, importantes para o bom funcionamento dos intestinos, no entanto, as fibras não são consideradas nutrientes. III.(__)Ao comer o alimento que entra pela boca passa pelo tubo digestório, onde será digerido, isto é, transformado em substâncias mais complexas que podem entrar na corrente sanguínea e serem distribuídas para todas as células do corpo humano.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.F, III.V.
  • B I.V, II.F, III.V.
  • C I.V, II.V, III.F.
  • D I.F, II.V, III.F.