Prova da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - Professor - Libras - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Analise a informação: "O processo de aprendizagem da aquisição da linguagem se dá pela aplicação da zona do desenvolvimento proximal (o real e o potencial), ou seja, numa comunicação, a criança num meio social de interatividade com o adulto, em que facilita o aprendizado e absorção de novas palavras numa troca linguística e comunicativa". A informação apresentada possui elementos que caracterizam o legado deixado por:

  • A Paulo Freire.
  • B Cagliari.
  • C Vigotsky.
  • D Emília Ferreiro.

A inclusão é um tema bastante complexo que tem inquietado a instituição escolar, bem como os diferentes segmentos da sociedade, com contraditórias discussões. Os conflitos provocados da tendência inclusiva extrapolam o contexto educativo, desacomodando os educadores em geral, assim os professores, especificamente os da rede pública, tentam dar sustentabilidade ao processo inclusivo, trabalhando em prol de uma educação básica de qualidade. (STAINBACK, S, STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.) Considerando o contexto enunciado, deve-se excetuar a informação da alternativa:

  • A A proposta educacional inclusiva refere-se à promoção da educabilidade, acolhendo no mesmo espaço todos os educandos, respeitando suas diversas políticas, origens étnicas, classes sociais, condições econômicas, numa concepção transformadora de sociedade, na qual o homem se inclui como um sujeito de sua própria história, atuante e participativo, objetivando a participação plena dos sujeitos.
  • B Devem-se substituir as práticas inclusivas originárias de um modelo de educação separatista, para ampliar as inovações pedagógicas voltadas à diversidade.
  • C A sociedade, mesmo reconhecedora dos direitos de cidadania de cada homem, ainda desconhece suas reais funções enquanto educadora, junto à questão inclusiva, como tendência introdutora de uma postura inovadora de formação do sujeito com necessidades educacionais especiais.
  • D Com a inclusão, toda a sociedade tem uma significativa oportunidade de modificar as relações entre seus membros, integrando-os historicamente, com a consolidação de novas oportunidades interativas e possibilidade de acesso a níveis mais elevados de estudos.

Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade, tais com do: índio, afrodescendente, imigrante, meio urbano, sertanejo, caiçara, caipira. (...) Contudo, ao longo de nossa história, há preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania. O documento de Pluralidade Cultural trata dessas questões, enfatizando as diversas heranças culturais que convivem na população brasileira, oferecendo informações que contribuam para a formação de novas mentalidades, voltadas para a superação de todas as formas de discriminação e exclusão. (...) df ttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf) - (p.13/16) 
Analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso. (__)A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. (__)O tema "Pluralidade Cultural" propõe uma concepção da sociedade brasileira que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que a compõe, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas, e apontar transformações necessárias. (__)Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. (__)Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano. Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, V, V, V.
  • B V, V, V, V.
  • C V, F, V, F.
  • D F, V, F, F.

O caminho para a constituição do conceito de Didática é quase inviável em razão da sua complexidade. Seria confortável e confortador ter à mão um vocabulário com uma definição rápida sobre a Didática. Digamos que, não só da Didática, mas, que também nos situaríamos em outras ocasiões com necessidade de outros conceitos. O intelectual da educação necessita de conceitos e termos para se situar mais facilmente. No contexto da "Didática no Ensino de Libras", deve-se ressaltar uma série de informações, excetuando-se:

  • A Inicialmente, deve-se apresentar a Didática, como também delinear uma conceituação da referida disciplina.
  • B A Didática não pode e não deve ser conceituada no conjunto de comportamentos, atitudes e valores em que e de que o professor se utiliza e segundo o qual consegue aproximar o aluno do conhecimento.
  • C A Didática se apresenta como sendo a disciplina da atividade do professor para introduzir o objeto de conhecimento ao aluno, logo, deve-se conceituar "Didática" com o pensamento voltado para o âmbito da etimologia.
  • D É muito Importante situar a Didática e suas implicações no contexto educacional, mais precisamente na formação de professores, em magistério, em licenciaturas, mais especificamente em curso superior de Pedagogia, e agora estamos estudando a disciplina Didática e Educação de Surdos nesta licenciatura inédita: Letras/Libras.

A Escola como lugar de socialização do conhecimento precisa de um currículo que contemple tópicos importantes. Nessa linha de pensamento, analise as informações com (V) verdadeiro ou (F) falso. (__)Conteúdos Disciplinares. (__)Relações Interdisciplinares. (__)Contextualização. Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, F, F.
  • B F, V, V.
  • C V, V, V.
  • D V, F, V.