Prova da Prefeitura Municipal de Guarulhos - Condutor Socorrista - VUNESP (2021) - Questões Comentadas

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Considerando-se os elementos verbais e visuais da tira, é possível dizer que uma das principais causas de seu efeito de humor é

  • A a expressão de raiva e o grito de Calvin, que não quer seguir o conselho do tigre e fugir de seu agressor, temendo causar uma má impressão nas garotas da escola.
  • B a diferença entre a expressão de ataque do tigre no segundo quadrinho e o conselho dado por ele no quadrinho seguinte, o que gera uma quebra de expectativa.
  • C o fato de que Calvin manifesta, no primeiro quadrinho, um medo injustificável de uma agressão na aula de educação física.
  • D a incapacidade do tigre de perceber a reação do menino, demonstrada pela sua postura despreocupada no último quadrinho.
  • E o exagero na comparação feita pelo tigre entre o garoto da escola de Calvin e um rinoceronte selvagem.

Considere os trechos a seguir:
•  Nós fugimos como loucos pra árvore mais próxima. •  Não causa uma impressão muito boa nas garotas, mas não adianta nada causar uma boa impressão e morrer em seguida...
Os vocábulos destacados expressam, respectivamente, as ideias de

  • A comparação e oposição.
  • B conformidade e negação.
  • C modo e conclusão.
  • D explicação e condição.
  • E intensidade e afirmação.

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que

  • A não se pode relacionar a história do Brasil e a dos Estados Unidos, visto que as duas nações possuem expressões muito diferentes de discriminação racial.
  • B Booker T. Washington e Manuel R. Querino estabeleceram um diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos com a intenção de publicar juntos um livro com biografias de pessoas negras.
  • C embora não tenham podido viver em liberdade, Booker T. Washington e Manuel R. Querino combateram leis escravagistas e tiveram atuações importantes na luta antirracista.
  • D as obras de Booker T. Washington e Manuel R. Querino reforçam a visão dominante nos séculos XIX e XX, segundo a qual haveria muitos intelectuais negros nesse período.
  • E o livro de Sabrina Gledhill mostra as estratégias de dois intelectuais negros nascidos no século XIX que, ao combater os estereótipos da época, contribuíram para a luta contra o racismo em seus países.

Assinale a alternativa em que o trecho reescrito está de acordo com as regras de emprego da vírgula.

  • A Brasil e Estados Unidos, com formação histórica, marcada pelo sequestro e tráfico de pessoas africanas possuem sociedades estruturadas pelo racismo.
  • B A autora apresenta as táticas, destas duas figuras emblemáticas, na virada do século XIX no combate antirracista.
  • C Neste período, a existência de intelectuais, artistas e cientistas negros, nega este estereótipo.
  • D Nascido escravo na Virginia (EUA), Booker T. Washington trabalhou como zelador, após a alforria, para custear seus estudos.
  • E Washington, se dedicou aos ex-escravizados, que enfrentavam o grande desafio do analfabetismo gerado pelas leis escravistas.

Assinale a alternativa que está de acordo com a norma- -padrão de concordância verbal.

  • A Ler ou escrever eram proibidos por leis escravagistas, que era combatido por Booker T. Washington.
  • B Para Manuel R. Querino e Booker T. Washington, não bastavam escrever biografias de pessoas negras, era preciso divulgá-las.
  • C Havia intelectuais, artistas e cientistas negros neste período que negavam este estereótipo.
  • D Na tentativa de combater o racismo, imagens positivas sobre a população negra era divulgada pelos dois intelectuais.
  • E O livro de Gledhill, lançado na semana passada, tratam de tentativas de superações do racismo no Brasil e nos Estados Unidos.