Prova da Prefeitura Municipal de Heliodora - Professor - Educação Básica - Máxima (2021) - Questões Comentadas

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Conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LEI Nº 9.394/1996), o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • A Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
  • B Concorrência entre as instituições públicas e privadas de ensino.
  • C Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
  • D Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Conforme a Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006 (LDB), Art. 32, o ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Analise os seguintes incisos: I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. II. A compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, desvinculando da formação ou da intervenção política. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV.O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Estão de acordo com o Art. 32:

  • A I, II e III;
  • B I, II e IV;
  • C II, III e IV;
  • D I, III e IV.

Conforme a LDB (LEI 9.394/1996), está assegurada à Educação Superior:

  • A Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade internacional como prova da formação recebida por seu titular.
  • B Os diplomas expedidos pelas universidades serão registrados, impreterivelmente, pelo Conselho Nacional de Educação.
  • C As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo.
  • D As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrícula nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.

“Qualquer grupo está permeado por questões de poder. O poder é inerente ao ser humano. E isso porque o poder é político. E o homem é um animal político. Para Weber, o poder está nas relações de mando e obediência, na relação entre empregador e empregado. Para Foucault, o poder só pode ser conquistado com barganha. Segundo essa concepção do pensador francês, o poder é uma relação desigual de trocas, onde os mais privilegiados dão o mínimo (pequenos benefícios) para os menos privilegiados, que são condicionados a serem submissos. Essas coisas mínimas fazem com que os menos privilegiados fiquem passíveis. Somado essa atitude à outras práticas, podemos dizer que é assim que se criam corpos dóceis. Já para Pagès, a organização estimula a formação de um ideal coletivo. Com esse coletivo, surge algo parecido como uma “coerção própria”. Isto é, o sujeito não se sente digno e capaz de pertencer ao coletivo. A partir daí, ele obedece às regras. Também se criam corpos dóceis dessa forma, afastando a possibilidade desses sujeitos serem críticos. Quer dizer, eles são críticos, mas estão inseridos dentro de um contexto que permite sua criticidade”. Fonte: Costa, Lucas Carneiro. Relações de poder e gestão escolar na contemporaneidade. 10 de junho de 2020. Disponível em: <https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/relacoes-de-poder-egestao-escolar-na-contemporaneidade/> Data de acesso: 10/8/2021
Nesse sentido, as relações de poder na escola envolvem, EXCETO: 

  • A A atuação do professor é essencial para expor aos alunos uma pedagogia da autonomia.
  • B A atuação do diretor deve visar a garantia desse movimento.
  • C As instâncias educacionais devem valorizar a escola como espaço de disciplina e tomada de decisões coletivas.
  • D A democratização da escola é urgente, para combater as formas centralizadas e autoritárias de poder.

Em relação à interdisciplinaridade no contexto escolar, analise as seguintes afirmativas: I. Os professores devem ter flexibilidade na aplicação dos conteúdos. II. As atividades devem passar por um bom planejamento pedagógico. III. Deve-se evitar o uso de recursos digitais, embora possa ser usado quando os alunos estejam interessados no conteúdo. IV.É importante a utilização de atividades lúdicas, independente da fase escolar. Estão CORRETAS:

  • A I, II e IV
  • B I, II e III
  • C I, III e IV
  • D Todas as afirmativas estão corretas.