Prova da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste - Professor - Ciências - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A Constituição Federal de 1988 prevê a existência de um sistema organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, institui um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. Esse sistema é denominado como:

  • A Sistema Nacional de Cultura.
  • B Sistema Internacional de Cultura
  • C Sistema Nacional de Cinema.
  • D Sistema Regional de Cultura.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando:

  • A Seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
  • B Fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
  • C Aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • D Diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente. São exemplos dessas questões: I. A manipulação gênica, os desmatamentos. II. O acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão. III. O destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico.
Está correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

De acordo com os PCNs, o que oferece modelos lógicos e categorias de raciocínio, um painel de objetos de estudo, para o ensino das Ciências?

  • A Investigações e Projetos.
  • B História científica.
  • C Teorias científicas.
  • D Astronomia e Geociências.

Os PCNs apontam que os alunos têm ideias acerca do seu corpo, dos fenômenos naturais e dos modos de realizar transformações no meio; são modelos com uma lógica interna, carregados de:

  • A Conhecimento científico.
  • B Símbolos da sua cultura.
  • C Imagens, palavras e proposições.
  • D Fenômenos naturais e suas transformações.