Prova da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste - Professor - Ciências - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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A Lei n° 8.069/90 que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza em seu Art. 208 sobre as ações de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados à criança e ao adolescente, referentes ao não oferecimento ou oferta irregular:

I.De ensino diferenciado aplicado aos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas isoladas e crianças circenses.
II.De políticas e programas integrados de atendimento à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de violência.
III.Do ensino obrigatório.
IV.De ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Marque a alternativa que contenha todos os itens CORRETOS.

  • A III, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.

Não há nada para comemorar. Dia do Cerrado é como um aniversário em um quarto de UTI, festejando o paciente desenganado, entubado e em coma induzido. O Cerrado está em franco processo de desaparecimento. Alarmes são dados há tempos. Os sinais eram claros, os indicadores quantitativos − disponíveis há anos − eram inequívocos. A conservação estava perdendo, vexatoriamente, a luta pelo Cerrado. Mas a sociedade brasileira não se comoveu e, agora, assistimos o processo contínuo e irreversível do solapamento do que resta do bioma Cerrado.

Fonte: Reuber Brandão. 11/11/2023. Qual é a surpresa com o desmatamento no Cerrado? Disponível em: <https://oeco.org.br/colunas/qual-e-a-surpresa-com -o-desmatamento-no-cerrado/>. 

Identifique a alternativa que melhor descreve uma das opções que podem evitar o desmatamento na região do Cerrado, marque a alternativa CORRETA.

  • A A proteção responsável do Cerrado pode ser estabelecida por uma rede ampla de Unidades de Conservação de Proteção Integral, as únicas categorias de proteção que efetivamente evitam o desmatamento no bioma e são, reconhecidamente, as ferramentas mais efetivas na proteção da biodiversidade.
  • B Em função da menor parte desse bioma, concentrar-se em terras brasileiras, o Brasil deve se reunir com os países que o detém em maiores proporções, tais como, Bolívia e Paraguai, para que sejam feitos pactos internacionais para a conservação desse bioma.
  • C Devido à expressiva falta de pluviosidade no Cerrado, o bioma segue rumo à desertificação, sendo que a última forma de o salvar é fazendo a transposição de um rio para que possa manter viva a fauna e flora local.
  • D A Educação Ambiental com a finalidade de promover o Cerrado à um "hotspot " global, a fim de que mais estudantes tenham acesso a esse bioma para aumentar o conhecimento científico do mesmo.

Na relação entre o professor e o aluno, Paulo Freire (2005) descreve que:

[...], o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes.

Fonte: Rita de Cássia Soares Lopes. A Relação Professor Aluno e o Processo Ensino.


Sobre esse assunto, marque a alternativa correta.

  • A O diálogo é um importante instrumento na constituição dos sujeitos, logo, a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem.
  • B Quanto menos o professor estiver disposto ao diálogo em suas aulas, maiores avanços estará conquistando em relação aos alunos.
  • C Em todo processo de aprendizagem humana, apenas a mediação tem importância notável, ao passo que a interação social não prescinde necessariamente.
  • D A interação social e o papel do professor mediador não são requisitos básicos para uma prática educativa eficiente.

Conforme o Art. 8º da Lei nº 13.005/14 que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE. Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação, estratégias que estão descritas abaixo, dentre elas, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
  • B Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
  • C Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.
  • D Assegurem a desarticulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Ciências Naturais, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, está descrito que são inúmeras as pesquisas, buscando contribuir para o ensino, que investigaram como crianças e jovens pensam diferentes conteúdos e elaboram ideias científicas, demonstrando seu modo de pensar distinto do adulto. A mobilização de conhecimentos adquiridos pela vivência e pela cultura relacionados a muitos conteúdos em situações de aprendizagem na escola é um pressuposto básico para a aprendizagem significativa.

Diante do exposto, marque a alternativa CORRETA que se assemelha à ideia do texto.

  • A Os estudantes assimilam com grande facilidade o conhecimento científico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum.
  • B O estudo das Ciências Naturais de forma exclusivamente livresca, sem interação direta com os fenômenos naturais ou tecnológicos, é a forma mais efetiva do ensino de Ciências.
  • C A abordagem dos conhecimentos por meio de definições e classificações estanques que devem ser decoradas pelo estudante é a principal concepção de aprendizagem humana.
  • D Diferentes métodos ativos, com a utilização de observações, experimentação, jogos e diferentes fontes textuais para obter e comparar informações, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos e conferem sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Ciências Naturais apenas em um livro.