Prova da Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste - Professor - Língua Inglesa - AMEOSC (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A Constituição Federal de 1988 prevê a existência de um sistema organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, institui um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. Esse sistema é denominado como:

  • A Sistema Nacional de Cultura.
  • B Sistema Internacional de Cultura
  • C Sistema Nacional de Cinema.
  • D Sistema Regional de Cultura.

O nome do ex-presidente uruguaio José ‘Pepe’ Mujica voltou a estar em destaque na mídia em outubro de 2020, isso ocorreu uma vez que:

  • A Por ter perdido as eleições presidenciais uruguaias de 2020, Mujica se aposentou dos cargos políticos.
  • B O ex-presidente está sendo acusado de participação em desvios de dinheiro para a compra de respiradores para pacientes com Covid-19.
  • C Por conta da pandemia, Mujica renunciou a sua cadeira no Senado e, com isso, retirou-se definitivamente da vida política profissional.
  • D Foi descoberto que Mujica está oferecendo asilo político em sua residência para o expresidente boliviano Evo Morales.

A habilidade de leitura, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:


(__) Atende as necessidades da educação formal, mas é a habilidade que o aluno menos utiliza em seu contexto social imediato.

(__) Ajuda o desenvolvimento integral do letramento do aluno.

(__) Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.


Sabendo que V significa verdadeiro e F significa falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

  • A F – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – V – F.
  • D V – F – F.

No ensino da língua estrangeira, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante haver espaços no programa para possibilitar a exposição do aluno à compreensão e memorização de letras de música, de certas frases feitas, por exemplo: “How do you do?”, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos. No entanto, esses momentos não implicam:

  • A Oferecimento de certa consciência dos sons da língua e de seus valores estéticos.
  • B Abordagem de alguns modos de veicular algumas regras de uso da língua estrangeira, tais como polidez, intimidade ou saudações.
  • C Permitir o envolvimento com aspectos lúdicos que a língua oral possibilita, aumentando, dessa forma, a vinculação afetiva com a aprendizagem.
  • D Engajamento no discurso oral.

Com relação à avaliação de habilidades comunicativas, em particular, quanto à compreensão escrita, o aluno deverá ser capaz de:

  • A Praticar a leitura como um processo linear que exige o entendimento de cada palavra no texto.
  • B Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.
  • C Selecionar informações gerais em lugar de informações específicas do texto.
  • D Demonstrar conhecimento culto da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia.