Prova da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra - Assistente Administrativo - Avança SP (2023) - Questões Comentadas

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O texto vale-se tanto de dados quanto de julgamentos para sua composição. Assinale a alternativa que apresenta posicionamento dos autores: 
  • A No Brasil, cerca de 50% da mídia È controlada por apenas 5 famílias. 
  • B No Brasil, cinco grandes empresas de telecomunicação dominam os meios de maior audiência: Globo, Bandeirantes, Record, RBS e Grupo Folha.
  • C Traduzindo em números: essas emissoras alcançam cerca de 75% da população, contando somente com os programas de televisão e rádio e veículos impressos.
  • D Estima-se que 80% dos escritórios que controlam os principais meios de comunicação no Brasil estão localizados nas regiões Sudeste e Sul.
  • E Logo, a grande mídia no dissemina a diversidade de opiniões, culturas, ideologias e preocupações de uma nação tão numerosa, heterogênea e desigual como o Brasil.

A formação da opinião pública está no centro do debate apresentado. Conforme o texto, a circulação de opiniões: 

  • A atende ao desejo da maioria da população e distribui-se com igualdade. 
  • B encontra-se em disputa e manifesta-se com desigualdade no espaço público.
  • C é controlada pelo Estado e segue preceitos de regulamentação. 
  • D depende de pequenos grupos que agem em favor do público. 
  • E é disputada apenas em lugares públicos fora dos meios de comunicação.

De acordo com o texto, os conteúdos difundidos pelos meios de comunicação sao estrategicamente moldados. Com isso, tais conteúdos:

  • A informam a necessidade de adquirir novos produtos indispensáveis para o grande público. 
  • B bombardeiam a população com imagens, notícias e estereótipos de interesse formativo.
  • C atendem aos interesses de empresas que detêm os instrumentos de difusão de informação.
  • D fomentam a conscientização dos consumidores que não têm certeza do que precisam. 
  • E provocam desejos necessários ao consumidor moderno, desavisado das novidades.  

No texto, os parágrafos estão concatenados, por vezes cumprindo funções específicas. A respeito do décimo parágrafo, é correto assinalar:

  • A apresenta exemplos do problema desenvolvido no parágrafo anterior. 
  • B refuta o problema de concentração de poder no setor de telecomunicação.
  • C introduz uma nova perspectiva sobre as 5 maiores empresas de comunicação.
  • D dimensiona o predomínio das empresas de telecomunicação em números.
  • E conclui o raciocínio sobre o predomínio de cinco grandes empresas no Brasil. 

A concentração geográfica é outro fator relevante, posto que 80% dos escritórios das empresas de telecomunicação se encontrem nas regiões Sul e Sudeste. Para os autores, essa concentração geográfica faz com que: 

  • A o público de outras regiões fique desinteressado. 
  • B a transmissão de informações fique naturalmente restrita.
  • C só os grupos detentores dos grandes canais sejam ouvidos.
  • D apenas as informações de regiões específicas circulem.
  • E os canais comunicativos circulem precariamente em regiões distantes