Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Auxiliar de Educação - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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No que se refere aos aspectos avaliativos em relação à aprendizagem escolar, marque abaixo, como que as instituições de Educação Infantil devem adotar procedimentos que acompanhem os trabalhos pedagógicos das crianças. Marque a alternativa CORRETA.

  • A Sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
  • B Sem objetivo de seleção classificação, mas com objetivo de seleção e promoção.
  • C Sem objetivo de promoção, mas com objetivo de classificação e seleção.
  • D Sem objetivo de seleção e promoção, mas com objetivo de classificação.

São vários os agentes promotores das práticas que proporcionam um efetivo processo de ensino e aprendizagem, dentre o monitor, o aluno, o professor, dentre outros. No caso do auxiliar de ensino, como o mesmo pode atuar de forma ativa nesse processo? Julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

I.(__)Mantendo-se atualizado, através de leituras, formação continuada, seminários e outros eventos.
II.(__)Participando ativamente da vida particular dos alunos, inclusive frequentando os eventos sociais familiares dos mesmos.
III.(__)Conhecendo o processo de desenvolvimento da criança.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.F.
  • B I.F, II.V, III.V.
  • C I.V, III.F, III.V. 
  • D I.V, II.V, III.V.

De acordo com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pluralidade cultural, diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal.
Sobre esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

  • A Valorizar as diferenças étnicas e culturais significa aderir aos valores do outro.
  • B Valorizar as diferenças étnicas e culturais significa discriminar os valores do outro.
  • C Valorizar as diferenças étnicas e culturais significa assumir os valores do outro.
  • D Valorizar as diferenças étnicas e culturais significa respeitar os valores do outro.

Uma das propostas dos eixos norteadores da prática escolar para Educação Infantil que segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é a interação e a brincadeira, é que o currículo seja capaz de:
Marque a alternativa CORRETA.

  • A Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem, apenas oral, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, apenas escrito.
  • B Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem, oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, orais e escritos.
  • C Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem, apenas oral, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, apenas oral.
  • D Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem, apenas escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, apenas oral.

Sobre as atribuições que regem a profissão de Auxiliar de Ensino do município de Itapiranga/SC, conforme disposto na Lei n° 164/2022, marque a alternativa CORRETA.

  • A Atender as crianças em suas necessidades diárias, inclusive financeiras, estimulando, orientando e cuidando das crianças na aquisição de hábitos de higiene, troca de fraldas, necessidades fisiológicas, sob a supervisão do professor.
  • B Comunicar aos pais dos alunos, situações que requeiram atenção especial e/ou anormalidades no processo do seu trabalho profissional no ambiente escolar.
  • C Deixar a criança sozinha na hora do repouso, a fim de que estimule o desenvolvimento individual autônomo.
  • D Participar do processo de integração da unidade educativa, família e comunidade.