Prova da Prefeitura Municipal de João Pessoa - Arquiteto - Instituto AOCP (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Em relação às informações contidas no texto Plantas tóxicas: lindas e perigosas, é correto afirmar que
  • A o número de casos de intoxicação causada pelo contato com plantas venenosas para seres humanos e animais cresceu no Brasil, principalmente em relação às crianças de até 10 anos (6 em cada 10 casos registrados), durante os meses da pandemia de covid-19.
  • B são indicados como cuidados preventivos em relação à convivência com plantas potencialmente tóxicas: conhecer as espécies que podem ser perigosas, saber identificar a planta se houver intoxicação e conhecer os sintomas ocasionados pela possível intoxicação.
  • C a intoxicação causada pelo contato com plantas venenosas pode acometer adultos, crianças, animais domésticos e animais rurais, entretanto acomete mais crianças, de acordo com a Fiocruz, devido aos fatores idade e tamanho desses pacientes.
  • D as características químicas das plantas em geral (das mais variadas espécies de flores, ervas aromáticas e plantas ornamentais às árvores frutíferas) fazem que elas sejam impreterivelmente tóxicas para as pessoas e os animais.
  • E as vítimas de intoxicação por plantas podem ser diagnosticadas no atendimento médico em quatro níveis diferentes de intoxicação que identificam desde os sintomas mais leves como uma reação alérgica até os mais graves como prejuízos ao fígado e aos rins.
No período “[...] além de tornarem os ambientes mais bonitos e os pratos mais aromáticos, as plantas possuem características químicas [...]”, a expressão em destaque poderia ser substituída, sem prejuízo de valor lógico-semântico, por 
  • A apesar de.
  • B malgrado.
  • C a exceção de.
  • D salvo.
  • E ademais de.
Sobre o uso da pontuação nos contextos textual, sintático e semântico-discursivo retomados em cada alternativa, assinale a alternativa correta. 
  • A No período “[...] a cada dez casos de intoxicação por plantas, seis ocorrem em crianças com menos de 10 anos de idade, mas as vítimas de envenenamento por plantas não são apenas crianças.”, um ponto e vírgula pode ser colocado no lugar da vírgula para ressaltar o contraste da adversativa.
  • B Em “[...] as campeãs de acidentes no Brasil são comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, espirradeira, taioba-brava, tinhorão, chapéu-de-Napoleão, coroa-de-Cristo, saia-branca etc.”, além do ponto abreviativo, é adequado colocar um ponto final indicativo de encerramento do período.
  • C No excerto “[...] pertencem ao nível 1 as plantas que causam apenas uma reação alérgica na pele [...]”, uma vírgula pode ser colocada antes do “que” incluindo uma pausa textual sem que haja alteração sintática e semântica no período.
  • D Em um registro mais formal da linguagem, o uso dos dois pontos no excerto “[...] as plantas tóxicas podem ser classificadas em cinco graus de perigo: [...]” deve ser substituído por um ponto simples final.
  • E Em um uso mais formal da linguagem, é correta a inclusão de uma vírgula antes do verbo “conhecer” no excerto “[...] é importante conhecer quais são as reações causadas pelo contato com plantas venenosas.”.
Assinale a alternativa correta.
  • A O “que” destacado no excerto “Nível 2b: engloba as plantas que possuem oxalato de cálcio em sua seiva.” é uma conjunção que introduz uma oração subordinada.
  • B No trecho “As espécies escolhidas são as mais variadas, indo de flores a ervas aromáticas [...]”, há uma oração reduzida com valor adjetivo.
  • C O “se” destacado no excerto “O quadro pode se agravar, com a presença de problemas respiratórios.” é uma conjunção subordinativa introduzindo uma oração condicional.
  • D Na oração “Em caso de acidentes com plantas, contate o centro de intoxicações mais próximo.”, o termo em destaque é um adjunto adverbial que indica lugar.
  • E Na locução verbal “podem fazer”, encontrada no trecho “[...] as plantas possuem características químicas que podem fazer com que sejam tóxicas para pessoas e animais.”, o verbo “podem” é o principal e o verbo “fazer” é o auxiliar.
Qual alternativa apresenta todas as palavras corretamente grafadas quanto à ortografia e à acentuação gráfica?
  • A Ciência; sindrome; botânica; antídoto; farmaco.
  • B Sintomático; pessonha; infecção; fármaco; síndrome.
  • C Peçonha; fármaco; orgânico; infecção; sintomático.
  • D Botânica; infexão; sintomatico; antidoto; orgânico.
  • E Organico; peçonha; botanica; ciência; sintomatico.