Prova da Prefeitura Municipal de Joinville - Auxiliar em Assuntos Educacionais - CESPE/CEBRASPE (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com as ideias do texto CB2A1,

  • A a abordagem da atitude leitora advém de interesses oficiais.
  • B a atitude leitora se constrói por meio da experiência com livros.
  • C as atividades literárias condicionam o comportamento humano.
  • D a condição de leitor autônomo é conquistada pela imaginação.
  • E a cultura escrita é essencial ao processo de socialização.

Depreende-se do texto CB2A1 que o leitor autônomo

  • A determina o processo de humanização necessário à sociedade.
  • B torna-se protagonista de sua própria história em face da experiência humana acumulada.
  • C requer a atuação de um mediador de leitura literária.
  • D desenvolve as qualidades humanas em suas máximas possibilidades.
  • E busca compreender as informações em textos verbais e não verbais.

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto CB2A1, caso a forma verbal “desnudam” (terceiro parágrafo) fosse substituída por

  • A desembaínham.
  • B previlegiam.
  • C despedem.
  • D expõe.
  • E revelam.

Considerando as relações coesivas do texto CB2A1, assinale a opção em que há correta correspondência entre o elemento de coesão destacado e o termo ou expressão a que ele se refere.

  • A “elas” (segundo período do penúltimo parágrafo) — “experiências positivas de leitura” (segundo período do penúltimo parágrafo)
  • B “o”, em “o que permitirá” (segundo parágrafo) — “instrumento da cultura humana” (segundo parágrafo)
  • C “cujas” (terceiro parágrafo) — “qualidades próprias do gênero humano” (terceiro parágrafo)
  • D “o”, em “o faz” (primeiro período do quinto parágrafo) — “leitor autônomo” (primeiro período do quinto parágrafo)
  • E “o”, em “o que será muito importante” (segundo período do quinto parágrafo) — “O mediador de leitura” (segundo período do quinto parágrafo)

No que se refere à pontuação, estaria mantida a correção gramatical do texto CB2A1 caso

  • A a vírgula empregada imediatamente após “foco” (primeiro parágrafo) fosse suprimida.
  • B a vírgula empregada imediatamente após “oficiais” (primeiro parágrafo) fosse substituída por ponto final, feito o devido ajuste de letra inicial minúscula e maiúscula no novo período.
  • C fosse inserida uma vírgula imediatamente depois da palavra “literatura” (terceiro parágrafo).
  • D fosse inserida uma vírgula imediatamente depois da forma verbal “construir” (quarto parágrafo).
  • E fosse inserida uma vírgula imediatamente depois da palavra “aprendizagens” (terceiro parágrafo).