Prova da Prefeitura Municipal de Joinville - Professor - Língua Portuguesa - CESPE/CEBRASPE (2022) - Questões Comentadas

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De acordo com as ideias do texto CB1A1, é correto afirmar que

  • A todo processo educativo é emancipador, pois a preocupação com a formação do ser humano em sua plenitude se fundamenta no questionamento da realidade.
  • B as mudanças ocorridas no mundo do trabalho acirraram as desigualdades sociais e, consequentemente, os conflitos no cotidiano escolar
  • C o objetivo principal da escola é a transmissão do conhecimento formal, que é o caminho para a emancipação do sujeito.
  • D o estímulo ao processo de conscientização do indivíduo é um dos objetivos da educação emancipadora.
  • E o sistema capitalista garante aos que querem efetivamente trabalhar as oportunidades de usufruir do produto do trabalho coletivo.

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência das ideias do texto CB1A1 caso se substituísse

  • A “oriundos” (segundo período do primeiro parágrafo) por que advém.
  • B “Entendendo-se” (segundo período do terceiro parágrafo) por Na medida em que se entende.
  • C “com o objetivo de” (quarto parágrafo) por na qual objetive.
  • D “Ora, se” (quarto parágrafo) por Caso.
  • E “cuja atuação” (quarto parágrafo) por que a atuação.

Estariam mantidas a correção e a coerência das ideias do texto CB1A1 caso

  • A fosse inserida, no quarto parágrafo, uma vírgula imediatamente depois do vocábulo “profissões”, visto que os termos “áreas” e “profissões” já estão determinados pelo vocábulo “diferentes”.
  • B o ponto final que encerra o primeiro período do primeiro parágrafo fosse substituído por vírgula e, logo em seguida, fosse inserido o vocábulo e, feito o devido ajuste de letra inicial maiúscula e minúscula no período — acentuada, e é (...).
  • C os travessões empregados no segundo parágrafo fossem substituídos por vírgula, visto que a oração destacada tem função de advérbio de causa e está deslocada de sua posição canônica.
  • D o sinal de dois-pontos, no segundo parágrafo, fosse substituído por vírgula e, logo em seguida, fosse inserida a expressão a medida que.
  • E fosse inserida uma vírgula imediatamente depois do vocábulo “sócio-ocupacional” (segundo período do terceiro parágrafo), dada a extensão da expressão adverbial de que esse vocábulo faz parte.

Em relação à concordância nominal e verbal no texto CB1A1, assinale a opção correta.

  • A No primeiro parágrafo, a flexão da forma verbal “compõem” na terceira pessoa do plural justifica-se pela concordância do verbo com o termo “conflitos”, que é o sujeito da última oração do parágrafo.
  • B No segundo parágrafo, o termo “monopolizada” está flexionado no feminino singular porque concorda em gênero e número com a expressão “uma parte da sociedade”.
  • C Estariam mantidas a correção gramatical e as relações coesivas estabelecidas no primeiro período do terceiro parágrafo caso se substituísse “tendo” por e têm.
  • D Estaria mantida a correção gramatical do último parágrafo do texto caso se substituísse o termo “vista” por visto, dada a possibilidade gramaticalmente prevista de concordância, em estruturas de voz passiva, do particípio com o elemento que o segue, qual seja o vocábulo “instrumento”.
  • E No quarto parágrafo, a flexão da forma verbal “se desenvolve” na terceira pessoa do singular justifica-se pela concordância do verbo com o termo “atuação”, que é o núcleo do sujeito da oração.

Assinale a opção em que a proposta de reescrita para o trecho “enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada” (segundo parágrafo) é correta e coerente com as ideias do texto CB1A1.

  • A ao passo que a apropriação de seus frutos permanece privada
  • B porquanto a posse de seus frutos contém-se privados
  • C ao mesmo tempo que a apropriação de seus frutos preservam-se privada
  • D desde que a apropriação dos frutos desse trabalho se mantenha privada
  • E embora a apropriação de seus frutos mantém-se privada