Prova da Prefeitura Municipal de Junco do Seridó - Técnico - Enfermagem - FUNCERN (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A ideia central do Texto 1 está corretamente especificada em:

  • A A chegada da tecnologia criou o capitalismo e o consumo.
  • B A ideia de consumo nasceu com o capitalismo e, com ela, também a valorização do homem.
  • C O texto fala sobre a necessidade de se cultuar o consumo, caso contrário somos excluídos da sociedade.
  • D Antes de adquirir um produto, o consumidor compra uma ideia de valor que essa mercadoria aparenta ter, como se isso também atribuísse valor a si mesmo.

Quanto à intenção comunicativa, o Texto 01 visa:

  • A Fazer uma retrospectiva da história do consumo no mundo.
  • B Protestar contra as práticas culturais que levam ao consumismo.
  • C Induzir o leitor a consumir produtos, aproveitando as melhores oportunidades que aparecem
  • D Levar o leitor a perceber as estratégias do mundo do consumo, buscando gerar nele uma tomada de consciência sobre seu modo de vida.

Entre os recursos escolhidos para fundamentar seus argumentos no texto, o autor utilizou:

  • A Somente citações.
  • B Citações e fatos do cotidiano.
  • C Descobertas científicas e fatos históricos.
  • D Dados estatísticos e exemplos do cotidiano.

A alternativa que contém a função sintática do termo em destaque é: 


Trata-se de um ritual que possui rubricas indeléveis. (2°§) 

  • A Partícula apassivadora.
  • B Parte do verbo reflexivo.
  • C Partícula expletiva ou de realce.
  • D Índice de indeterminação do sujeito.

Após refletir sobre a sociedade de consumo, apresentada no poema Ao shopping center, de José Paulo Paes, pode-se inferir que:
TEXTO 02 
Ao shopping center
Pelos teus círculos Vagamos sem rumo Nós almas penadas Do mundo do consumo. Do elevador ao céu Pela escada ao inferno: Os extremos se tocam No castigo eterno. Cada loja é um novo prego em nossa cruz. Por mais que compremos Estamos sempre nus Nós que por teus círculos Vagamos sem perdão À espera (até quando?) Da Grande Liquidação.
(In: PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 73) 

  • A a voz poética lamenta o consumo compulsivo que provoca sofrimentos e se estende como tormento por toda a vida de uma pessoa.
  • B ao fazer uma louvação ao shopping center, o eu poético recorre à ironia, aproximando dois universos distintos: o comercial e o religioso.
  • C o eu lírico, afeiçoado às características dos tempos modernos, enaltece o consumo como fator determinante da identidade das pessoas.
  • D o eu poético apresenta o consumo como um elemento responsável pela realização pessoal, contrastando o poder de compra e a instabilidade emocional do consumidor.