Prova da Prefeitura Municipal de Belmonte - Professor - Educação Física - Prefeitura Municipal de Belmonte - SC (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), assinale a alternativa CORRETA.

  • A Os objetivos e necessidades em âmbito nacional devem sobrepor os locais na formulação do PPP.
  • B Constitui uma ação intencional, tem comprometimento com o coletivo e deve articular os saberes dos alunos com as experiências escolares.
  • C O PPP tem caráter exclusivamente burocrático, devendo ser formalizado pela direção e corpo docente da escola.
  • D A construção do PPP deve considerar a realidade e interesses dos estudantes em detrimento das necessidades educacionais formais.

Considere as afirmativas relacionadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O PPP considera a educação como um ato político que visa a formação de um sujeito crítico, ético e participativo no processo educacional.
(__)O PPP é "essencial na construção e sistematização do conhecimento de processos de gestão, prática docente, ações coletivas, culturais e organizacionais" (BARBOSA, 2011/12, p. 233).
(__)Com o surgimento do PPP no Brasil, após a ditadura militar, o planejamento educacional passou a ser padronizado e centralizado para todo o país, renunciando a efetiva participação de todos os envolvidos no processo educacional.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, F.
  • B F, F, V.
  • C V, V, F.
  • D F, V, F.

Nas aulas de Educação Física o bom relacionamento professor x aluno é fundamental e deve ser pautado no (a):

  • A Autoritarismo.
  • B Opressão.
  • C Antipatia.
  • D Reciprocidade.

O professor de Educação Física Klauss Vianna, ao abordar o conteúdo de dança em suas aulas no contexto escolar, deve desenvolver seu trabalho numa perspectiva de:

  • A Favorecer, entre outros, o desenvolvimento corporal expressivo inerente a dança.
  • B Colaborar apenas com aquisições motoras técnicas dos diferentes ritmos.
  • C Desenvolver talentos profissionais selecionando os alunos mais aptos e ágeis.
  • D Obstar o desenvolvimento social, expressivo, afetivo e cognitivo.

Acerca da avaliação na Educação Física Escolar, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Somativa, diagnóstica e formativa são tipos diferentes de avaliações existentes que fornecem dados diversos sobre o desempenho dos estudantes.
  • B No início do ano letivo, através da avaliação diagnóstica, é possível conhecer melhor os estudantes, identificando e compreendendo suas necessidades.
  • C Os diferentes instrumentos avaliativos visam somente a classificação dos alunos com aplicação de provas que resultam na atribuição de notas e/ou conceitos.
  • D Produções orais, questionários, seminários, autoavaliação e observação de desempenho são exemplos de instrumentos avaliativos que podem ser utilizados pelos professor de Educação Física.