Segundo Martha Gabriel uma das principais mudanças de paradigmas educacionais causadas pelas tecnologias de comunicação e informação é que o modelo de aprendizagem predominantemente focado no professor (one-to-many) passa a ser distribuído (many-to-many ) e personalizado (one-to-one). Essa transformação alavanca a colaboração entre os pares, o que favorece o desenvolvimento da criatividade, inovação e pensamento focado na solução de problemas. Assim, as principais mudanças de paradigmas na educação em função das transformações tecnossociais das últimas décadas são as seguintes, EXCETO o contido em:
- A Educação contínua: não existe mais uma idade para começar ou parar de estudar, pois o ambiente em transformação constante e acelerada requer aprendizado contínuo.
- B Educação fragmentada: em função da proliferação de plataformas de informação e comunicação, as pessoas estão expostas constantemente a conteúdos provenientes de inúmeras e distintas fontes e dispositivos interconectados.
- C Educação personalizada: ao mesmo tempo que a conexão digital alavanca o social learning , ela também permite o modelo de relacionamento one-to-one (um a um), ou seja, individualizado e personalizado.
- D )Professor interface: se no modelo educacional tradicional a principal função do professor é de provedor de conteúdo, no cenário tecnológico atual, em que o conteúdo e as informações são amplamente disponíveis a todos e não precisam mais ficar armazenados em nossos cérebros, o papel do professor muda drasticamente, deixa de ser importantíssimo e passa a ser subjetivo.