Prova da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista - Professor - Ensino Fundamental - OMNI Concurso Públicos (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Segundo Martha Gabriel uma das principais mudanças de paradigmas educacionais causadas pelas tecnologias de comunicação e informação é que o modelo de aprendizagem predominantemente focado no professor (one-to-many) passa a ser distribuído (many-to-many ) e personalizado (one-to-one). Essa transformação alavanca a colaboração entre os pares, o que favorece o desenvolvimento da criatividade, inovação e pensamento focado na solução de problemas. Assim, as principais mudanças de paradigmas na educação em função das transformações tecnossociais das últimas décadas são as seguintes, EXCETO o contido em:
  • A Educação contínua: não existe mais uma idade para começar ou parar de estudar, pois o ambiente em transformação constante e acelerada requer aprendizado contínuo.
  • B Educação fragmentada: em função da proliferação de plataformas de informação e comunicação, as pessoas estão expostas constantemente a conteúdos provenientes de inúmeras e distintas fontes e dispositivos interconectados.
  • C Educação personalizada: ao mesmo tempo que a conexão digital alavanca o social learning , ela também permite o modelo de relacionamento one-to-one (um a um), ou seja, individualizado e personalizado.
  • D )Professor interface: se no modelo educacional tradicional a principal função do professor é de provedor de conteúdo, no cenário tecnológico atual, em que o conteúdo e as informações são amplamente disponíveis a todos e não precisam mais ficar armazenados em nossos cérebros, o papel do professor muda drasticamente, deixa de ser importantíssimo e passa a ser subjetivo.
Sobre os campos conceituais da Matemática o conceito de Tratamento da Informação tem como objetivo que os alunos aprendam a ler e a interpretar representações gráficas e se tornem capazes de descrever e interpretar sua realidade, usando conhecimentos matemáticos. A alternativa que NÃO está relacionada a este conceito é:
  • A Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.
  • B Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
  • C Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas.
  • D Coleta e organização de informações.
Com relação a inclusão escolar ativas julgue as afirmações a seguir com Verdadeiro (V) ou falso(F):
I-( )Alunos com altas habilidades/superdotados não são considerados sujeitos da proposta de inclusão educacional escolar.
II-( )A inclusão escolar é entendida como sinônimo de movimentação de todos os alunos das classes ou das escolas especiais para o ensino regular.
III-( )Igualdade de oportunidades, respeito às necessidades individuais, melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, melhoria das condições de trabalho dos educadores, maior participação das famílias e da sociedade em geral, remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação são considerados princípios de um sistema educacional inclusivo.
IV-( )A proposta de inclusão escolar na escola significa mais do que o simples fato do aluno fazer parte da escola, deve assegurar e garantir sua ativa participação em todas as atividades do processo de ensino aprendizagem, principalmente em sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:
  • A F, V, V, e V.
  • B F, F, V, e F.
  • C V, F, V, e V
  • D F, F, V, e V.
De acordo com Celso Vasconcellos existem seis exigências subjetivas para o aluno aprender no processo de ensino aprendizagem, destas o professor tem acesso imediato a quatro. Com o tempo, se houver aprendizagem, as outras duas também serão influenciadas. Assinale a alternativa que contém uma exigência subjetiva que o professor NÃO possui acesso direto.
  • A Querer.
  • B Conhecimento prévio.
  • C Agir.
  • D Expressar-se.
Um problema relacionado a formação docente é a falta de interesse do professor na sua formação, reflexo, entre outras coisas, da vivência formativa que tiveram no passado, pois passaram muitos anos no campo em que se formaram profissionalmente. Muitas vezes o educador despreza a necessidade de formação didática, acha que não precisa de formação porque já sabe o que é ser professor e reproduz o que aprendeu quando era aluno é conhecido como:
  • A Experiência Pedagógica formativa.
  • B Ciclo de Formação perpétuo.
  • C Imprinting escolar.
  • D Educação Retroativa.