Prova da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista - Professor - Educação Infantil - OMNI Concurso Públicos (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca
As metodologias ativas procuram criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem e construir conhecimentos sobre os conteúdos envolvidos nas atividades que realizam, bem como desenvolver a capacidade crítica. Tradicionalmente, elas têm sido implementadas por meio de diversas estratégias de aprendizagem, EXCETO o contido em:
  • A aprendizagem baseada em projetos.
  • B aprendizagem expositiva contínua de conteúdo.
  • C aprendizagem por meio de jogos.
  • D aprendizagem em equipe.
Julgue as afirmações a seguir com Verdadeiro (V) ou falso(F):
( )Metodologias ativas englobam uma concepção do processo de ensino e aprendizagem que independe da participação efetiva dos alunos na construção da sua aprendizagem.
( ) O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, é recente.
( )As metodologias ativas com apoio de tecnologias digitais motivam os alunos e os tornam mais criativos.
( )As metodologias ativas valorizam as diferentes formas de aprendizagem dos alunos envolvidos para que eles aprendam melhor, em seu próprio ritmo, tempo e estilo.
Assinale a alternativa que corresponde a sequencia CORRETA:
  • A F, V, V, e V.
  • B F, F, V, e F.
  • C V, F, V, e V.
  • D F, F, V, e V.
O PDCA da Educação 3.0 (PDCA - Plan, Do, Check, Action – ferramenta de gestão adaptada à Educação 3.0,) vem com o propósito de ser um guia que direciona, flexibiliza, atualiza o sistema acadêmico da proposta pedagógica para a educação 3.0. O PDCA da Educação 3.0 é dividido em cinco dimensões. Dentre as alternativas a seguir assinale a que NÃO faz parte destas dimensões:
  • A A primeira dimensão é a iniciação.
  • B A segunda dimensão é a organização.
  • C A quarta dimensão é a distribuição na Educação 3.0, que poderá ser ofertada nas modalidades face to face, ensino a distância, 100% Web.
  • D A quinta e última dimensão é a avaliação de todos os processos.
No modelo de sala de aula invertida, o tempo é totalmente reestruturado. Abaixo temos o tempo do modelo de sala de aula tradicional.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em relação ao tempo reestruturado no método de sala de aula invertida qual alternativa está INCORRETA?
  • A Atividade - Atividade de aquecimento – tempo de 05 minutos.
  • B Atividade - Perguntas e respostas sobre o vídeo – tempo de 10 minutos.
  • C Atividade - Preleção de novo conteúdo – tempo de 30 minutos.
  • D Atividade - Prática orientada e independente e/ou atividade de laboratório – tempo de 75 minutos.
Um currículo que adota a brincadeira como eixo precisa valorizar a dimensão brincante e brincalhona da professora como condição importante, sendo essencial para criar vínculos com a criança e organizar situações nas programações curriculares, onde as interações e a brincadeira estejam presentes. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a brincadeira e a proposta curricular.
  • A Desenvolver um currículo por meio da brincadeira é diferente de um currículo de conteúdos disciplinares.
  • B Brincar requer uma condição, o adulto é o protagonista passando suas experiencias.
  • C A abordagem disciplinar geralmente favorece a ação do adulto, que explica ou faz a demonstração do conceito e não requer, necessariamente, a ação dinâmica e ativa das crianças.
  • D Propostas curriculares que valorizam o brincar levam crianças a experimentarem diferentes situações, observações e fazendo reflexões.