Prova da Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí - Professor - Inovaty – Assessoria & Consultoria (2023) - Questões Comentadas

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   O preconceito é um fenômeno que se verifica quando um sujeito discrimina ou exclui outro, a partir de concepções equivocadas, oriundas de hábitos, costumes, sentimentos ou impressões. O preconceito decorre de incompatibilidades entre a pessoa e o ato que ela executa. Isso quer dizer que, se houver uma ideia favorável de uma pessoa, tudo o que ela fizer ou disser pode ser aceito, mesmo que o que disser ou fizer seja errado, falso ou impreciso. Inversamente, se houver uma ideia desfavorável sobre alguém, tudo o que essa pessoa disser ou fizer pode ser rejeitado, mesmo que diga verdades ou se comporte corretamente.     A ideia favorável ou desfavorável sobre a pessoa vem de fatos exteriores, e isso afeta, positiva ou negativamente, no caso do comportamento preconceituoso, o julgamento sobre a pessoa ou seus atos. O preconceito, portanto, pode ser positivo ou negativo. Preconceito positivo acontece quando características consideradas positivas da pessoa se estendem para seus atos, ou vice-versa, mesmo quando não são corretos. Em geral, o preconceito positivo não é percebido pela sociedade (ou pelo menos não provoca reações). O que incomoda é o preconceito negativo, acompanhado de reação discriminatória. LEITE, M. Q. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2012, p. 27-9 (adaptado).
Observando os aspectos da coesão, da coerência e sua relação com as estruturas morfossintáticas do texto acima, é possível inferir que

  • A as estruturas “que se verifica” e “que ela executa”, embora não sejam exatamente adjetivos, desempenham essa função em forma de oração e estabelecem uma restrição aos elementos a que os pronomes relativos (que) se referem.
  • B as estruturas “O preconceito decorre...” e “O preconceito é...” têm o mesmo substantivo abstrato (preconceito) e afirmam, juntamente com os verbos, uma ação verbal denotativa, ou seja, real.
  • C as estruturas “Preconceito positivo...” e “...preconceito negativo...” são marcadas por forte teor adjetivo, cuja função semântica, para a autora do texto, expõe um paradoxo.
  • D as estruturas “...mesmo que o que disser ou fizer...” e “...se houver uma ideia desfavorável...” veiculam cargas semânticas adverbiais de naturezas similares.

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espáduas E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas Que de nós as muito bem olharmos Não tínhamos nenhuma vergonha
ANDRADE, O. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p. 80.
Nesses famosos versos de Oswald de Andrade, vê-se uma releitura de trecho igualmente famoso da carta de Pero Vaz de Caminha. Com relação aos substantivos “vergonha” e “vergonhas”, o autor adquire mais expressividade quando 

  • A emprega vocábulos parecidos na forma, mas de sentidos contrários.
  • B serve-se do procedimento textual da sinonímia.
  • C recorre à reiteração de vocábulos homônimos.
  • D explora o uso de palavras parônimas.

Leia o texto.
Capítulo V O agregado
      Nem sempre ia naquele passo vagaroso e rígido. Também se descompunha em acionados, era muita vez rápido e lépido nos movimentos, tão natural nesta como naquela maneira. Outrossim, ria largo, se era preciso, de um grande riso sem vontade, mas comunicativo, a tal ponto as bochechas, os dentes, os olhos, toda a cara, toda a pessoa, todo o mundo pareciam rir nele. Nos lances graves, gravíssimo.         Era nosso agregado desde muitos anos; meu pai ainda estava na antiga fazenda de Itaguaí, e eu acabava de nascer. Um dia apareceu ali vendendo-se por médico homeopata; levava um Manual e uma botica. Havia então um andaço de febres; José Dias curou o feitor e uma escrava, e não quis receber nenhuma remuneração. Então meu pai propôs-lhe ficar ali vivendo, com pequeno ordenado. José Dias recusou, dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre. ASSIS, M. Dom Casmurro.
Observando a relação entre as estruturas morfossintáticas e os sentidos do texto, é possível inferir que 

  • A em “...dizendo que era justo levar a saúde à casa de sapé do pobre” o adjetivo “justo” tem função acessória no período em que ocorre.
  • B quanto à tipologia textual, ambos os parágrafos são predominantemente descritivos, o que se pode comprovar pela quantidade de adjetivos que caracterizam o mesmo “objeto” do narrador: José Dias, o agregado.
  • C o uso facultativo do acento indicativo de crase em “...à casa de sapé do pobre” se dá porque as locuções adjetivas “de sapé” e “do pobre” obrigam (“forçam”) o substantivo “casa” a ser antecedido de um artigo definido, já que essa casa foi caracterizada.
  • D “gravíssimo” é um adjetivo e se encontra no grau superlativo absoluto sintético, assim como bravíssimo, macérrimo, tristíssimo etc. Essa forma de se graduar o “peso” do adjetivo tem função, na maioria das vezes, de aprofundar o valor do adjetivo. Dependendo do contexto, essas formas podem indicar ironia.
As árvores
Na celagem vermelha, que se banha Da rutilante imolação do dia, As árvores, ao longe, na montanha, Retorcem-se espectrais à ventania.
Árvores negras, que visão estranha Vos aterra? que horror vos arrepia? Que pesadelo os troncos vos assanha, Descabelando a vossa ramaria?
Tendes alma também... Amais o seio Da terra; mas sonhais, como sonhamos, Bracejais, como nós, no mesmo anseio...
Infelizes, no píncaro do monte, (Ah! Não ter asas!...) estendeis os ramos À esperança e ao mistério do horizonte. BILAC, Olavo. Tarde. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2023.
O poema de Bilac observa determinada organização métrica, própria do tema lírico que desenvolve e da forma poética consagrada que segue, podendo-se resumir tais traços formais típicos como 
  • A hendecassílabos e dodecassílabos que totalizam 14 versos.
  • B padrão na quantidade de estrofes com versos de rima livre.
  • C rimas alternadas e mesma quantidade de versos por estrofe.
  • D divisão em quatro estrofes e predominância de decassílabos.
A internet e os direitos autorais
     A internet e outras tecnologias mudaram a rotina das famílias, a vida social e até a percepção do mundo. Distâncias parecem menores, a ideia de privacidade está em questão e os relacionamentos amorosos ganharam nova dimensão, de forma tão avassaladora, que quem não participa das redes sociais, em algum momento, pode se sentir excluído ou desinformado.        [...] Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/internet-nao-pode-atropelar-direitos-autorais. Acesso em: 12 jan. 2023
Em “... a ideia de privacidade está em questão e os relacionamentos amorosos ganharam nova dimensão, de forma tão avassaladora, que quem não participa das redes sociais, em algum momento, pode se sentir excluído ou desinformado.”, encontramos, do ponto de vista sintático,
  • A um período simples, com sua oração absoluta.
  • B um período composto por coordenação e subordinação.
  • C um período composto misto, cuja oração principal tem como núcleo o verbo “sentir”
  • D um período composto por coordenação, cuja oração principal tem como núcleo o verbo “ganhar”.