Prova da Prefeitura de Montes Claros - Técnico em Administração - COTEC (2024) - Questões Comentadas

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Você é o responsável pelo setor de gestão de materiais e patrimônio de uma universidade pública. Recentemente, a equipecomeçou a enfrentar problemas com o controle de estoque de equipamentos de laboratório. Alguns equipamentos estãosendo perdidos ou danificados devido a falhas na gestão.Para resolver esse problema, você decide implementar um sistema informatizado de controle de estoque.

• ASSERÇÃO: implementar um sistema informatizado de controle de estoque pode resolver os problemas de perdae dano de equipamentos de laboratório. • RAZÂO: um sistema informatizado permite o registro preciso de entradas e saídas de materiais, facilitando aidentificação rápida de equipamentos em falta e reduzindo a incidência de erros humanos no controle manual.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A A asserção é verdadeira, mas a razão é uma explicação incorreta da asserção.
  • B A asserção é verdadeira, e a razão é uma explicação correta da asserção.
  • C A asserção é falsa, mas a razão é uma afirmação verdadeira.
  • D Tanto a asserção quanto a razão são falsas.
  • E Tanto a asserção quanto a razão são verdadeiras, mas a razão não é uma explicação correta da asserção.

Sobre um processo de licitação, previsto na Lei nº 14.133/021, durante a fase de Publicação do Edital para aquisição de insumos hospitalares, um erro foi identificado.
Qual dos seguintes erros compromete a transparência e a equidade do processo licitatório?

  • A Ausência de previsão de recursos administrativos para contestação das decisões da comissão de licitação.
  • B Omissão dos critérios de habilitação dos licitantes.
  • C Falta de especificação detalhada dos tipos e quantidades de insumos requeridos.
  • D Falta de divulgação ampla e eficaz do edital, limitando o acesso de potenciais interessados.
  • E Falta de estabelecimento de prazos claros para a entrega dos insumos após a adjudicação.

Na Prefeitura Municipal de uma cidade fictícia, foi identificada uma irregularidade no orçamento público. Durante a análise das contas, foi descoberto que houve superestimação dos valores de algumas obras públicas, inflacionando os custos em atendimento à interesses privados. Essa prática comprometeu os princípios orçamentários prejudicando a eficiência na utilização dos recursos públicos e a transparência na gestão municipal.
Agora, como gestor responsável pela fiscalização e correção dessas irregularidades, qual das alternativas a seguir você consideraria como a mais apropriada para corrigir o desvio no orçamento público?

  • A Capacitar os servidores públicos em ética e compliance para garantir que todos os processos sejam conduzidos de acordo com as normas legais e éticas.
  • B Criar um comitê de ética para revisar todos os processos de contratação e licitação na prefeitura
  • C Implementar um sistema de transparência online, onde todos os gastos e contratos da prefeitura sejam disponibilizados para acesso público.
  • D Realizar uma auditoria independente para investigar todas as obras públicas em andamento e revisar os custos declarados.
  • E Reforçar os controles internos e implementar medidas mais rigorosas de monitoramento dos contratos de obras públicas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma norma elaborada anualmente pelo Poder Executivo e submetida ao Poder Legislativo, que estabelece as metas e prioridades para a elaboração do Orçamento do ano seguinte. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e define as diretrizes econômicas, fiscais e políticas para o exercício financeiro subsequente. Um exemplo prático de aplicação da LDO pode ser observado na esfera municipal de uma cidade. A LDO define as prioridades e as metas a serem alcançadas no ano seguinte, influenciando diretamente as decisões de alocação de recursos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outras. Por exemplo, a LDO pode determinar um aumento no investimento em educação e saúde, priorizando a melhoria desses serviços públicos conforme as necessidades da população local.
Considere uma cidade que está elaborando sua Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. Qual dos seguintes itens não faz parte das diretrizes que devem ser contempladas pela LDO?

  • A Fixação do valor do salário mínimo regional.
  • B Definição das prioridades de gastos públicos.
  • C Estabelecimento de metas fiscais anuais.
  • D Determinação das diretrizes para a execução do orçamento.
  • E Estabelecimento das regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Imagine que você é o gestor de uma equipe em um órgão público responsável pela manutenção de estradas. Nos últimos meses, os colaboradores têm demonstrado baixa motivação, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados, como reparos de emergência e conservação das vias. Essa situação tem gerado reclamações frequentes dos usuários, impactando negativamente na imagem do órgão perante a comunidade.
Pergunta-se: qual a estratégia mais adequada para avaliar e melhorar a motivação da equipe, visando impactar positivamente no serviço público prestado?

  • A Aumentar a carga horária de trabalho dos colaboradores para compensar a baixa produtividade e cumprir as demandas emergenciais.
  • B Contratar novos colaboradores com mais experiência para substituir os membros da equipe atual.
  • C Implementar um programa de recompensas financeiras individuais baseado na quantidade de reparos realizados nas estradas.
  • D Ignorar as questões de motivação e focar exclusivamente na capacitação técnica da equipe.
  • E Realizar uma pesquisa de clima organizacional para identificar os principais ofensores da motivação entre os colaboradores e implementar ações corretivas.