Prova da Prefeitura Municipal de Nova Mutum - Fiscal de Trânsito - SELECON (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Por meio da leitura do texto, pode-se inferir que:

  • A as brincadeiras, de quaisquer tipos, são sempre úteis no combate ao sedentarismo das crianças
  • B a maior parte das crianças, segundo estimativas, não vem cumprindo uma recomendação diária de exercícios físicos
  • C as crianças precisam necessariamente realizar exercícios físicos monitorados por especialistas competentes no assunto
  • D as crianças brasileiras são obesas porque foram impedidas de praticar esportes durante o período da pandemia de Covid-19

No trecho “A verdade é que a pandemia veio reforçar algo que já é fato há muito tempo. A atividade física é uma necessidade real para as crianças, e os pais devem ficar atentos a isso” (6º parágrafo), há predomínio de um modo de organização textual:

  • A narrativo
  • B descritivo
  • C comparativo
  • D argumentativo

Em “Isso fez com que as crianças se tornassem mais sedentárias, já que não havia espaços adequados para a prática de atividades onde elas pudessem gastar toda energia” (2º parágrafo), o pronome destacado faz referência:

  • A ao fechamento de parques e escolas durante a pandemia de Covid-19
  • B a espaços adequados para a prática de atividades
  • C a um estudo recente, realizado no Reino Unido
  • D ao gasto de energia pelas crianças

No trecho “Os pesquisadores verificaram também que a massa corporal das crianças aumentou em média 6,8 kg, o que corresponde a aproximadamente duas vezes a quantidade esperada neste período de tempo. Logo, podemos observar claramente como o sedentarismo é prejudicial para a saúde das crianças” (5º parágrafo), o conectivo destacado expressa a noção de:

  • A tempo
  • B condição
  • C proporção
  • D conclusão

No texto, o trecho “Por lá, as restrições para tentar combater a contaminação por Covid-19 foram bastante severas e implicaram o fechamento de parques e escolas” (1º parágrafo) estabelece com o parágrafo seguinte uma relação de:

  • A causa/consequência
  • B consequência/causa
  • C exemplificação/causa
  • D generalização/consequência