Prova da Prefeitura Municipal de Palma Sola - Recepcionista - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Muitas vezes a comunicação telefônica é o primeiro contato que o usuário tem com a instituição, caracterizando-se assim como responsável por sua imagem. Como exemplo das práticas que tornam esse serviço mais eficiente temos:

  • A Interromper o interlocutor para lhe passar informações.
  • B Fazer com que o interlocutor espere quando precisar executar outra tarefa durante a ligação.
  • C Atender com agilidade as chamadas recebidas.
  • D Usar uma linguagem informal para deixar o interlocutor à vontade. 

Algumas características e posturas são consideradas fatores positivos no relacionamento interpessoal, como, por exemplo, a prática de buscar entender o posicionamento do outro, como se você estivesse em seu lugar. Essa prática é a:

  • A Arrogância.
  • B Empatia.
  • C Intolerância.
  • D Superioridade.

A transmissão de uma mensagem, por qualquer que seja o meio, é o que caracteriza a comunicação, que quase sempre é relacionada à fala ou à escrita, comunicação verbal, mas também pode ser não verbal. Qual das alternativas abaixo cita um exemplo de comunicação não verbal.

  • A As línguas estrangeiras.
  • B A mensagens em aplicativos de conversa ou redes sociais.
  • C A expressão facial.
  • D O email.

O atendimento ao cliente requer habilidades que vão das questões mais simples, como a comunicação, até a recursos que exigem uma dose de inteligência emocional. Como exemplo podemos citar a prática de não só escutar, mas também buscar compreender e interpretar o que está sendo dito por seu interlocutor. Essa prática é chamada de:

  • A Co-audição.
  • B Intercomunicação.
  • C Escuta ativa.
  • D Atenção aguçada.

Por ser o primeiro ponto de contato entre o visitante ou solicitante de um serviço com a instituição, seja pessoalmente, por telefone ou meios digitais de comunicação, o Recepcionista quase sempre toma conhecimento dos assuntos que serão tratados, o que torna imprescindível que ele:

  • A Procure seu superior semanalmente para informá-lo de tudo o que tomou conhecimento.
  • B Mantenha sigilo profissional, evitando comentar sobre tais assuntos.
  • C Faça com que as informações que dizem respeito à instituição cheguem ao conhecimento de todos.
  • D Não passe informações para as pessoas nas quais não confia.