Prova da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios - Arquivologista - ADM&TEC (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Analise as informações a seguir:

I. É correto afirmar que Arquivologia, como uma área do conhecimento humano que possui um saber teórico-prático, estruturado e organizado, tem objeto de estudo o documento de arquivo.
II. É correto afirmar que a instituição arquivística é o órgão responsável pelo recolhimento, preservação e acesso dos documentos gerados pela administração pública. 

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. É correto afirmar que a arquivologia brasileira recebeu a influência de técnicas e teorias exclusivamente francesas na construção do campo teórico arquivístico com a vinda, em 1959, do arquivista francês Henri Baullier de Branche. 
II. É correto afirmar que o marco inicial da história dos arquivos e da Arquivologia no Brasil foi a criação do arquivo nacional brasileiro, em 1838, denominado Arquivo Público do Império. 

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. É correto afirmar que o primeiro curso da área de Arquivologia no Brasil, voltado ao ensino regular, foi o Curso Permanente de Arquivos, criado em 1970.
II. É correto afirmar que o primeiro curso de Arquivologia em nível superior foi criado no Rio de Janeiro na década de 1980.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:

I. Documento arquivístico é a informação registrada, independente da forma ou do suporte, produzida ou recebida no decorrer das atividades de uma instituição.
II. São elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades: suporte (base física do documento) e forma (textual, gráfico, sonoro) cor, tamanho e tipo de letra, data, local, assinatura, destinatário, logomarca, selo, carimbo e outros.
III São elementos constitutivos suficientes para servir de prova dessas atividades: anotações (urgente, arquive-se, ciente e outros) e contexto (jurídTodas as afirmativas estão corretas.  co-administrativo), leis, normas, regimentos, regulamentos, estrutura organizacional etc. relativos à instituição criadora do documento.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A Todas as afirmativas estão corretas.
  • B Nenhuma afirmativa está correta.
  • C Apenas uma afirmativa está correta.
  • D Apenas duas afirmativas estão corretas.
Analise as afirmativas a seguir:

I. É correto afirmar que a Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento a guarda permanente. 
II. É correto afirmar que arquivos são conjuntos de documentos produzidos e recebidos apenas por órgãos públicos, instituições de caráter público, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.