Prova da Prefeitura Municipal de Paulista - Técnico - Enfermagem - UPENET/IAUPE (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Com base na leitura do Texto 1, assinale a afirmativa que está em conformidade com as suas informações e ideias.
  • A A vida na Terra só é possível, porque o nosso planeta fica a uma distância do Sol que permite a existência da água em estado líquido.
  • B Estudos sobre o passado geológico de Marte evidenciam que o Planeta Vermelho evolui para alcançar um estágio com água em estado líquido na sua superfície.
  • C A presença de água no nosso planeta permitiu que a vida, em todos as suas formas, estivesse presente na Terra, desde o início de seu surgimento.
  • D O fenômeno da fotossíntese permitiu o resfriamento da Terra, o que fez surgirem as primeiras formas de vida no nosso planeta.
  • E A relativa estabilidade da Terra e a sua atmosfera rica em oxigênio são indicadoras irrefutáveis de que a vida no nosso planeta nunca será extinta.
Se observarmos a organização que o autor dá ao seu texto, vamos identificar que ele emprega certas estratégias para obter alguns efeitos de sentido. Assinale a alternativa que identifica e relaciona CORRETAMENTE as estratégias e os efeitos de sentido obtidos.
  • A Ao anunciar o tema que vai abordar (1º parágrafo), o autor pretende destacar o seu papel de especialista, mas acaba por marcar certo distanciamento do seu leitor.
  • B O emprego de uma linguagem predominantemente científica mostra que o autor restringe o diálogo sobre a evolução do nosso planeta a outros cientistas.
  • C Ao marcar o seu discurso com a autoridade de quem detém amplo conhecimento sobre o tema, o autor pretende não abrir espaço para questionamentos.
  • D Quando afirma: “mutações transformaram bactérias em pessoas” (penúltimo parágrafo), o autor quer desqualificar a humanidade ante a situação do Planeta.
  • E Na conclusão do texto (dois últimos parágrafos), o autor sintetiza o assunto, ao mesmo tempo em que responsabiliza e envolve o leitor na causa ambiental.

Analise as relações de sentido propostas a seguir, para determinados segmentos do Texto 1.


1. Em: “a gente pouco se dá conta do que ocorre ao nível planetário” (1º parágrafo), a expressão “ao nível planetário” significa “em escala inimaginável”.

2. O trecho: “Temos uma cumplicidade com o Sol (...)” (2º parágrafo) equivale a: “Temos uma camaradagem com o Sol”.

3. Afirmar que “as rochas são incandescentes” (3º parágrafo) é o mesmo que dizer que “as rochas são reluzentes”.

4. “Algum tipo de vida rudimentar” (3º parágrafo) é o mesmo que “algum tipo de vida incipiente”.


Estão CORRETAS, apenas:

  • A 1 e 2.
  • B 1 e 4.
  • C 2 e 3.
  • D 2 e 4.
  • E 3 e 4.

Ao compor um texto, empregamos diferentes recursos para “amarrar” uma ideia à outra, ou seja, para promover a coesão textual. Um dos recursos da coesão é a substituição de palavras ou expressões. Assinale os itens que identificam CORRETAMENTE o emprego da substituição entre os termos indicados por aspas.


1. “casa cósmica” (1º parágrafo) substitui “Terra” (título).

2. “correria do dia a dia” substitui “cidades”. (1º parágrafo)

3. “estrela-mãe” substitui “Sol”. (2º parágrafo)

4. “propriedades adequadas” substitui “talento”. (2º parágrafo)

5. “essas bactérias” (7º parágrafo) substitui “esses seres unicelulares”. (6º parágrafo)


Estão CORRETOS:

  • A 1, 2 e 5, apenas.
  • B 1, 2, 3 e 4, apenas.
  • C 1, 3 e 5, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.
No trecho: “Vênus é um verdadeiro inferno, tão quente que as rochas, lá, são incandescentes.” (3º parágrafo), observa-se uma relação sintático-semântica de
  • A concessão.
  • B condição.
  • C consequência.
  • D explicação.
  • E proporção.