Prova da Prefeitura Municipal de Pedra Branca - Pedagogo - IMPARH (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Qual das alternativas traz um raciocínio dedutivo correto, do ponto de vista da lógica formal?

  • A Todo carro na minha cidade é azul. Nenhum carro da minha cidade é grande. Logo, todo carro azul não é grande.
  • B Todo carro na minha cidade é azul. Nenhum carro azul é grande. Logo, todo carro da minha cidade não é grande.
  • C Todo carro na minha cidade é azul. Maria tem um carro azul. Logo, Maria mora na minha cidade.
  • D Nenhum carro na minha cidade é azul. Maria tem um carro verde. Logo, Maria mora na minha cidade.

Você tem 1 real e começa a jogar um jogo de azar. Lance uma moeda: se o resultado for Cara, você ganha 10 reais. Se o resultado for Coroa, você perde a metade do que tem arredondado para baixo a um número inteiro (por exemplo, se você tiver 11 reais e o resultado for Coroa, você perde 5 reais e fica com 6 reais). Em qual das seguintes sequências você termina com a maior quantidade de dinheiro?

  • A Cara, Cara, Cara, Cara, Coroa.
  • B Cara, Cara, Coroa, Cara, Cara.
  • C Cara, Coroa, Cara, Cara, Cara.
  • D Cara, Coroa, Coroa, Cara, Cara.

É possível fazer uma associação entre uma sequência formada apenas pelos números 0 e 1 com o conjunto das posições ocupadas pelo número 1 em tal sequência. Para isso, assuma que as posições dos termos de uma sequência com n termos são numerados de 1 até n. Com isso, por exemplo, a sequência (1, 0, 1, 0, 1, 0, 0, 1) está associada ao conjunto {1, 3, 5, 8}. Com esta lógica, a qual conjunto corresponde a sequência (0, 1, 0, 1, 1, 0)?

  • A {1, 3, 5}.
  • B {2, 3, 6}.
  • C {2, 3, 5}.
  • D {2, 4, 5}.

O objeto de estudo predominante da Didática, historicamente, é:

  • A a seleção do conteúdo escolar.
  • B a organização do conteúdo escolar.
  • C o processo de ensino.
  • D a quantidade de conteúdos escolares.

A teoria histórico-cultural compreende a Didática como:

  • A um conhecimento que dialoga com o ensino e a aprendizagem.
  • B um conhecimento que se detém, exclusivamente, nas práticas de ensino.
  • C um conhecimento que visa capacitar o professor na elaboração de planos de aula.
  • D um conhecimento que objetiva apresentar técnicas de planejamento.