Prova da Prefeitura Municipal de Pedrão - Professor - Educação Física - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (2021) - Questões Comentadas

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Marque o período que inicia com oração reduzida do gerúndio.

  • A (5º§).
  • B (3º§).
  • C (6º§).
  • D (4º§).

Analise as enunciações com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( )O título do texto exemplifica: período simples com núcleo do sujeito formado por substantivo abstrato.

( )Na frase que dá título do texto, temos exemplos de substantivos abstratos.

( )O título do texto está escrito com contrações prepositivas e conjunção coordenativa aditiva.

( )Dentre os termos que compõem o título do texto, temos: polissílabos paroxítonos, trissílabo oxítono e dissílabo oxítono.


Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

  • A V, F, F, V.
  • B V, V, F, F.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, V, V.

Marque a alternativa com informação INCORRETA.

  • A No período: "Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo", temos um dissílabo formado com hiato "daí", um dissílabo oxítono "então" sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque til serve para marcar a nasalização da vogal.
  • B O período: "Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo", está escrito com dois termos que se opõem pelo sentido, exemplificando antítese.
  • C Os verbos: "pare", "reflita" e "busque" enunciam ordem ou conselho.
  • D As palavras: "desprezíveis" e "carinho" se identificam quanto à classe gramatical, quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade paroxítona.

Marque a alternativa com informação INCORRETA.

  • A Na frase exclamativa: "A voz do texto aprendeu a parar e apreendeu bons resultados!", temos palavras que são parônimas.
  • B O período: "Parei de me importar quando silenciei", está escrito com homônimos perfeitos.
  • C O período: "Pare com a ideia de que não pode parar", está escrito com exemplo de locução verbal.
  • D A frase: "A voz do texto encontrou o vizinho com sua namorada", está escrita com exemplo de ambiguidade.

Sobre o período: "Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar", analise as informações seguintes:
I. "Mágoas" e "rancores" remete o leitor à ideia emocional de dor, de tristeza. II. "Porque" é conjunção coordenativa explicativa, "vis" quer dizer que tem pouco valor, desprezíveis. III. A expressão: "sentimentos amargos" exemplifica concordância nominal de substantivo com adjetivo, e exerce função sintática de objeto direto. IV. O período: "Pare com a ideia de que não pode parar" está escrito com pleonasmo.
Estão CORRETAS:

  • A II e IV apenas.
  • B I, II e III apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D II e III apenas.