Prova da Prefeitura Municipal de Peruíbe - Professor - Educação Básica - VUNESP (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o conteúdo do texto, é correto afirmar que a autora

  • A responde titubeante à solicitação da leitora, pois, como é uma mulher sem filhos, não tem ideia de quais princípios educacionais seguir para educar uma criança.
  • B menospreza a figura do herói, associando-a pejorativamente ao altruísmo e ao apreço pelos demais indivíduos.
  • C reconhece o anseio das mães de verem nos filhos cidadãos exemplares, que elas entendem como pessoas de destaque e sucesso na vida.
  • D defende uma escola que priorize disciplinas voltadas para a área das ciências, pois são estas que conduzem a criança a um aprendizado espontâneo.
  • E age de forma pretensiosa ao assegurar que seu programa educacional é apropriado para as mães aflitas que lhe pedem conselhos.

Considere as passagens do texto.
•  Alguém me escreve pedindo qualquer coisa sobre a arte de criar um filho. (1° parágrafo) •  ... era só ensinar o ABC e o temor a Deus e aos pais e dormir de coração descansado... (1° parágrafo) •  ... provavelmente esse amor tão excessivo me incapacitaria para qualquer esforço educativo. (2° parágrafo)
Os trechos destacados podem ser substituídos, respectivamente e preservando-se o sentido do texto, por

  • A orientações; manter-se serena; possivelmente esse amor tão desmedido.
  • B dicas secretas; mimar os filhos tranquilamente; seguramente esse amor tão urgente.
  • C entrevistas com psicólogos; crer na educação dada; fatalmente esse amor tão instintivo.
  • D sugestões; ser firme nas punições; eventualmente esse amor tão inexplicável.
  • E obras pedagógicas; sentir-se em paz absoluta; supostamente esse amor tão constrangido.

Considere a passagem do terceiro parágrafo.
Contudo, caso eu conseguisse vencer essa fraqueza, nem assim acredito que meu sistema de educação fosse lhe parecer desejável, porque não ensinaria a meu filho nenhuma das artes...
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, as relações entre ideias estabelecidas pelos elementos destacados e apresenta termos ou expressões que podem substituí-los, preservando o sentido original do texto.

  • A Adição; condição; concordância – E; ainda que; tanto que
  • B Adição; tempo; causa – Mas também; antes que; pois
  • C Conclusão; tempo; consequência – Assim; enquanto; de modo que
  • D Oposição; condição; causa – Todavia; se; visto que
  • E Oposição; finalidade; consequência – Entretanto; para que; à medida que

Leia as frases elaboradas com base no texto.
•  Há tantas teorias e receitas de como vencer na vida, porém a autora não pretende ensinar essas teorias à sua leitora.
•  Segundo a autora, ser humilde é um precioso aprendizado para a vida, e o que justifica esse aprendizado é a evidência de nossa pequenez e insignificância no mundo.
Atendendo à norma-padrão de emprego e de colocação dos pronomes, os trechos destacados podem ser substituídos por

  • A ensiná-las; se justifica
  • B ensiná-las; o justifica
  • C ensiná-las; justifica-o
  • D ensinar-lhes; o justifica
  • E ensinar-lhes; se justifica

Assinale a alternativa cuja frase apresenta o sinal indicativo de crase corretamente empregado.

  • A Caso tivesse tido um filho, a escritora dedicaria à essa criança um amor incondicional.
  • B Não é de hoje que os filhos têm se recusado à sentir temor dos pais e de certas regras.
  • C No processo de aprendizagem, a curiosidade deve ser levada à sério, pois é elemento motivador.
  • D A autora sabe que existem várias teorias pedagógicas à que as mães podem recorrer.
  • E A escritora manifestou à mãe que lhe fez um apelo a sua solidariedade e compreensão.