Prova da Prefeitura Municipal de Pingo D`Água - Professor - Educação Física - Máxima (2022) - Questões Comentadas

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O projeto interdisciplinar envolve docentes e discentes e pressupõe uma postura metodológica para compreender o ensino, a temática, o problema e a solução. O projeto de trabalho e a interdisciplinaridade deve:

I. considerar o conhecimento produzido fora dos espaços formais de educação aproximando à prática cotidiana. II. contribuir para uma aprendizagem mais significativa e para a construção da autonomia intelectual dos alunos. III. fragmentar o conteúdo programático para que o aluno consiga alcançar os objetivos propostos na aprendizagem. IV. favorecer o diálogo entre saberes diferentes e a participação de todos, pois só se aprende a “fazer fazendo”.

Estão CORRETAS apenas:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II, III e IV.
  • D II e III.

Fernando Hernández (1998) vem discutindo o tema e define os projetos de trabalho não como uma metodologia, mas como uma concepção de ensino, que contempla:

  • A a centralidade na transmissão de conhecimentos prontos.
  • B a sequenciação rígida de conteúdos das disciplinas.
  • C o acúmulo de fatos e informações isoladas.
  • D a criação de situações problematizadoras.

Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/96, os princípios e fins da educação brasileira contemplam:

I. a fragmentação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II. a padronização do ensino para as pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva. III. a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. IV. a consideração com a diversidade étnico-racial.

Estão CORRETAS apenas:

  • A III e IV.
  • B I, II e III.
  • C II, III e IV.
  • D II e IV.

A educação básica no Brasil, desde a Constituição de 1988, vem sofrendo grandes mudanças a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), que estabeleceu como objetivo essencial:

  • A a flexibilização da carga horária para a promoção.
  • B a criação de grupos não-seriados com base na idade.
  • C a alfabetização plena e a formação de leitores.
  • D a redução do número de horas letivas semanais.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), os estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, pode admitir formas de progressão parcial no regimento escolar, a partir do momento em que:

  • A é contemplado o conhecimento do mundo físico, natural e da realidade social e política.
  • B as características regionais e locais determinadas no disposto na Lei são implementadas.
  • C a reprovação sucessiva do aluno promove a melhoria de seu aprendizado no sistema de ensino.
  • D é preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.