Prova da Prefeitura Municipal de Pinheiro - Professor de 6° ao 9° Ano - História - PI (2024) - Questões Comentadas

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O texto

  • A Visa a demonstrar a preocupação com a saúde física das pessoas em razão do excesso de uso da internet.
  • B Evidencia a relevância do papel das redes sociais na construção dos hábitos alimentares das pessoas.
  • C Aponta que, entre outras coisas, a internet disponibiliza para seus usuários múltiplas possibilidades de comportamentos frente ao outro em razão de seu caráter impessoal.
  • D Sugere que se evite o uso da internet pelo seu caráter nocivo na educação alimentar e por permitir que determinados usuários possam se esconder de suas responsabilidades.

No texto, a linguagem predominante é a:

  • A fática, porque objetiva iniciar um contato do emissor com o receptor, testando a importância do canal utilizado para enfatizar o aspecto positivo e eficiente da internet.
  • B apelativa, visto que procura influir no comportamento do leitor, por meio de apelos, para que avalie a importância do uso racional da internet.
  • C metalinguística, em virtude de ter sido utilizada para explicar a si mesma e, sobretudo, evidenciar a dificuldade de definir para o usuário da internet uma maneira correta de uso desta ferramenta.
  • D referencial, pois traduz objetivamente a realidade externa ao emissor, ou seja, trata dos avanços obtidos pela internet.

Em relação aos recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:

  • A Os vocábulos “que” e “que”, em “que imita o que podemos encontrar na natureza” (L.3/L3), são diferentes do ponto de vista morfológico.
  • B A expressão “de morango” (L.6) é paciente da ação nominal.
  • C Em “há bons argumentos” (L.13), o verbo haver está sendo usado em sua forma pessoal, tendo como sujeito a expressão “bons argumentos” na forma não-linear. 
  • D Os conectivos “Mas” (L.27) e “mas” (L.41) estabelecem, respectivamente, relações de ressalva.

Identifique a afirmação verdadeira:

  • A A divisão silábica na palavra “fei-o-so” (L.2) apresentase errada, devendo ser corrigida para “fe-io-so”.
  • B As aspas em ‘"normal"’(L.5) e ‘"linchamentos virtuais"’ (L.36) foram usadas com a mesma finalidade do ponto de vista da intenção comunicativa.
  • C O conectivo “que“ (L.7), introduz, no contexto, a mesma relação estabelecida pelo seu homônimo “que” (L.10).
  • D "acaba sendo” (L.28) tem valor ativo e forma uma locução verbal.

No contexto em que se insere, denota exemplificação a palavra transcrita em:

  • A “Como” (L.1).
  • B “como” (L.2).
  • C “como” (L.09).
  • D “como também” (L.38).