Prova da Prefeitura Municipal de Piracuruca - Assistente Social - IVIN (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Leia:


1- Ai, palavras, ai, palavras,

que estranha potência a vossa!

3- Todo o sentido da vida

principia à vossa porta;

o mel do amor cristaliza

6- seu perfume em vossa rosa;

sois o sonho e sois a audácia,

calúnia, fúria, derrota...

(Cecília Meireles)


Aponte a alternativa correta sobre as relações de significados que esse trecho apresenta.

  • A A reiteração do vocativo do verso 1 enfatiza o tom de reflexão, isenta de emoção
  • B O adjunto adverbial de lugar do verso 4, expresso por uma metáfora, aponta para a intangibilidade das palavras.
  • C Os versos 7 e 8 apresentam predicativos do sujeito, que se organizam num paradoxo.
  • D Há um objeto direto no verso 3 que define, numa verdade atemporal, o alcance ilimitado do poder das palavras.
  • E Os adjetivos possessivos do verso 6 referem-se “ao sentido da vida” a às “palavras”, recuperando tais termos, para infantilizá-los.

Com base nos versos, responda a questão:


“_ Muito bom dia, senhora,

que nessa janela está;

sabe dizer se é possível

algum trabalho encontrar”

(João Cabral de Melo Neto)

No primeiro verso, senhora vem entre vírgulas porque o termo é:

  • A Um aposto
  • B Um sujeito deslocado
  • C Um vocativo
  • D Um predicativo
  • E Um sujeito simples

Com base nos versos, responda a questão:


“_ Muito bom dia, senhora,

que nessa janela está;

sabe dizer se é possível

algum trabalho encontrar”

(João Cabral de Melo Neto)

Nos versos “sabe dizer se é possível / algum trabalho encontrar?”, a oração destacada é:

  • A Subordinada substantiva adjetiva
  • B Subordinada substantiva objetiva indireta
  • C Subordinada substantiva objetiva direta
  • D Subordinada substantiva predicativa
  • E Subordinada substantiva completiva nominal

Assinale a alternativa em que não ocorre erro de grafia:

  • A Escasso, massa, carrocel, senário, senso
  • B Honradez, quizestes, ruço, dissertar, cessar
  • C Empossar, incipiente, obscecação, assessório, maçudo
  • D Celeiro, exegese, cerração, intensão, alcanse
  • E Atraso, maçã, ascensorista, exceção, obsessão

No trecho acima a intenção do autor é:

  • A Convencer o leitor de que a revista imprensa pode levá-lo “a ver a notícia com outros olhos”.
  • B Vender a revista para um público mais seleto sem a preocupação com o conteúdo abordado.
  • C Convencer o leitor para que compre apenas exemplares desta revista, com a preocupação de massificá-la.
  • D Buscar dentro de outras camadas sociais um público mais adequado, de acordo com a visão da revista.
  • E Inserir novos contextos nas notícias para atingir outras camadas sociais.