Prova da Prefeitura de Princesa Isabel - Professor Fundamental II Brailista - FACET Concursos (2024) - Questões Comentadas

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Em uma turma do 9º ano, um grupo de alunos constantemente interrompe as aulas com brincadeiras e conversas paralelas, o que afeta o ritmo de aprendizado dos demais. O professor já tentou medidas corretivas individuais, como diálogo e advertências, mas a situação persiste, gerando desconforto para os demais alunos e interferindo na qualidade das atividades pedagógicas. Diante dessa situação, a ação mais eficaz que o professor poderia adotar para resolver o problema a longo prazo seria

  • A Aplicar punições mais severas, como a suspensão temporária dos alunos envolvidos, para que o exemplo dissuada outros comportamentos inadequados na turma.
  • B Mudar os alunos de lugar a cada aula, para que não se sentem próximos dos amigos, o que tende a interromper o comportamento de indisciplina e restabelecer a ordem.
  • C Realizar uma aula mais descontraída, com atividades livres e menos exigências de disciplina, para criar um ambiente mais acolhedor e incentivar os alunos a se comportarem melhor.
  • D Transferir os alunos mais indisciplinados para outra turma, de modo que a convivência com colegas diferentes promova uma mudança comportamental e melhore a dinâmica da classe.
  • E Implementar uma prática de mediação de conflitos, promovendo diálogos com todos os envolvidos, estabelecendo regras claras e negociadas coletivamente.

Durante uma atividade em sala de aula, um aluno do 8º ano menciona que deseja ser tratado por um nome diferente daquele que consta em seu registro, afirmando que esse novo nome reflete sua identidade de gênero. Alguns colegas reagem com risadas, e outros se mostram confusos. O professor, diante dessa situação, precisa adotar uma abordagem que considere os direitos do aluno e a inclusão escolar, levando em conta a diversidade de gênero e sexualidade na educação. Nessa perspectiva, qual a atitude pedagógica mais adequada, conforme as diretrizes inclusivas e de respeito à identidade de gênero nas escolas, o professor pode adotar?

  • A Respeitar o pedido do aluno, usar o nome pelo qual ele se identifica e aproveitar o momento para promover uma discussão em sala sobre a temática, abordando o respeito à identidade de cada pessoa.
  • B Conversar com o aluno em particular e aconselhá-lo a não se expor em sala de aula, para evitar constrangimentos e possíveis reações negativas de outros alunos.
  • C Ignorar o pedido do aluno no momento e tratar o caso posteriormente com a direção da escola para que uma decisão administrativa seja tomada sobre a questão.
  • D Fazer uma reunião com os responsáveis do aluno, informando que o pedido do estudante será considerado apenas se os pais autorizarem a mudança do nome social na escola.
  • E Explicar aos alunos que o nome registrado no documento escolar é o único válido legalmente, e que até uma mudança oficial ser realizada, o nome de registro deve ser utilizado.

Segundo o Art. 4º da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
De acordo com o ECA, essa garantia de prioridade compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Sobre as afirmativas podemos concluir:

  • A Estão corretas apenas I, III e IV.
  • B Estão corretas apenas I, II e IV.
  • C Estão corretas apenas I e IV.
  • D Estão corretas apenas I e III.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.

Criado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar configura-se como sendo

  • A um organismo público, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da criança e do adolescente, mediante o exercício das faculdades de direção da investigação dos fatos que revestem a proteção às vítimas e testemunhas, e de titularidade e sustento da ação penal pública.
  • B o órgão subordinado às secretarias de educação, assistência social e saúde dos municípios, devendo seguir as orientações dessas pastas ao tomar decisões, responsável por aplicar medidas punitivas aos que negligenciam os cuidados a criança e adolescente.
  • C o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
  • D o organismo autônomo responsável por aplicar medidas punitivas aos pais e responsáveis que violam os direitos das crianças e adolescentes, inclusive determinando sanções legais.
  • E o órgão, vinculado ao governo, que tem a função de fiscalizar escolas e instituições públicas, assegurando que sigam as diretrizes educacionais estabelecidas pelo Estado.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O currículo tem um caráter político, ideológico e filosófico.

II. O currículo não se trata de buscar resolver as dificuldades ou problemas de aprendizagem, mas, sobretudo, de ampliar as possibilidades de conhecimento.

III. O currículo é o instrumento mais importante na organização da escola e na orientação da prática docente.


Marque a alternativa correta:

  • A As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B Apenas a afirmativa I é falsa.
  • C As afirmativas II e III são verdadeiras.
  • D Apenas a afirmativa II é verdadeira.
  • E Todas as afirmativas são verdadeiras.