Prova da Prefeitura Municipal de Ramilândia - Nutricionista - UNIOESTE (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Considerando o conteúdo do texto, assinale a alternativa integralmente CORRETA.

  • A Apresentam-se argumentos cientificamente respaldados que confirmam a avaliação do especialista de que as ferramentas digitais são prejudiciais ao desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens.
  • B Apresenta-se uma interpretação do especialista em relação ao uso prejudicial de ferramentas digitais, ancorada em sua formação e na observação de práticas socioculturais recorrentes.
  • C Apresenta-se e explica-se a tese que está expressa no título do livro: há diminuição do Quociente de Inteligência de crianças e adolescentes da ‘geração digital’ em relação às gerações anteriores.
  • D Argumenta-se que, na atualidade, as crianças e os jovens não têm outra saída a não ser seguir as práticas socioculturais mais comuns, que envolvem o uso intensivo de dispositivos tecnológicos.
  • E Apresenta-se uma crítica à exposição constante e inadequada dos jovens em diferentes redes sociais, o que leva a prejuízos cognitivos e sociais.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à estrutura e aos elementos linguísticos do texto.

  • A O texto apresenta tanto pergunta do jornalista ao entrevistado quanto perguntas retóricas, feitas por Desmurget em sua exposição acerca do uso de ferramentas digitais no contexto escolar.
  • B Enquanto os adjetivos ‘digitais’ (de “ferramentas digitais”) e ‘educacional’ (de “um projeto educacional”) têm função descritiva, o adjetivo “inútil”, na última oração, explicita uma avaliação.
  • C Ao expressar que “Ninguém diz que...”, Desmurget explicita que não avalia de forma negativa a ‘revolução digital’, nem acha que ela deva ser interrompida.
  • D Desmurget recorre a um exemplo familiar para exemplificar como as tecnologias podem prejudicar as crianças sem que os adultos se deem conta disso.
  • E A conjunção “porém” introduz argumento que leva à conclusão de que as ferramentas digitais não estão sendo usadas de maneira adequada por crianças e adolescentes.

Considerando os aspectos morfossintáticos dos pronomes e sua atuação como elemento de coesão no texto, assinale a alternativa parcial ou integralmente INCORRETA.

  • A “Todas”, na pergunta de BBC News Mundo, é um pronome indefinido, variável, que funciona como adjunto adnominal do sujeito da oração.
  • B “Ninguém” é um pronome indefinido, invariável, que funciona como sujeito e não tem um referente expresso no texto.
  • C “Eu” é um pronome pessoal do caso reto, invariável, que funciona como núcleo do sujeito e tem função dêitica, apontando para o autor da mensagem.
  • D O item “-lá” (de “ensiná-la”) é um pronome pessoal oblíquo, invariável, que tem função de objeto indireto e retoma o seguinte referente do texto: “minha filha”.
  • E “Isso” é um pronome demonstrativo, invariável, que tem função de sujeito e retoma “os usos recreativos mais empobrecedores”.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a este fragmento: “Porém, quando uma tela é colocada nas mãos de uma criança ou adolescente, quase sempre prevalecem os usos recreativos mais empobrecedores”.

  • A O verbo ‘prevalecer’ é intransitivo, ou seja, não exige complemento.
  • B Nesse fragmento, não há nenhum substantivo que exija complemento nominal.
  • C O plural no verbo ‘prevalecer’ é assim justificado: o verbo deve concordar com o termo que ocupa o núcleo do seu objeto.
  • D A oração principal é construída na voz ativa; a oração subordinada é construída na voz passiva, mas não apresenta um agente da passiva explicitado.
  • E Os adjetivos “recreativos” e “empobrecedores” estão no masculino e no plural para concordar com o substantivo que modificam: “usos”.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Redação Oficial.

  • A Os pronomes de tratamento podem aparecer em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
  • B O vocativo é o elemento usado, antes do corpo da mensagem, para dirigir-se ao destinatário, e deve ser iniciado pelo pronome de tratamento adequado a cada situação interlocutiva.
  • C O pronome de tratamento deve ser flexionado em gênero e em número, considerando os aspectos interativos envolvidos (a quem se direciona o texto).
  • D Aspectos subjetivos relacionados à individualidade do sujeito que redige a redação devem ser suprimidos, dando espaço para a voz institucional.
  • E Deve-se evitar o uso de elementos de coesão, pois eles subordinam termos da oração e orações entre si, o que pode resultar em mensagens com problemas no que tange à clareza ou à concisão.