Prova da Prefeitura Municipal de Recife - Assistente Social - FCC (2022) - Questões Comentadas

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Uma das atribuições profissionais do assistente social é elaborar planejamentos. Para Baptista (2003), o estudo de alternativas se correlaciona às análises de

  • A aceitabilidade, exequibilidade e motivação.
  • B simplicidade, comunicação e atendimento das necessidades.
  • C intencionalidade, da ação, valores principais e decomposição dos objetivos.
  • D consequências, economia da ação, operações e rendimento político.
  • E recursos, propósito do crescimento, legitimação e comunicação.

Exprime noção de finalidade o elemento sublinhado em:

  • A até porque o funcionamento cerebral humano não segue nenhuma lógica aritmética previsível (3º parágrafo)
  • B Porém, a ciência não tem uma explicação exata para esse fato (3º parágrafo)
  • C Muitas teorias têm sido elaboradas para elucidar a origem do sucesso (3º parágrafo)
  • D proporcionando, assim, o terreno ideal para o exercício da criatividade (último parágrafo)
  • E mas, ao contrário disso, grande parte delas atuam nas mais diversas áreas profissionais (2º parágrafo)

Mantém-se a correção e, em linhas gerais, o sentido na redação alternativa do seguinte segmento:

  • A Diante dessa visão restrita (2º parágrafo) = Devido à essa perspectiva errônea
  • B características humanas imensuráveis (3º parágrafo) = qualidades humanas desperdiçadas
  • C e os abandonam no meio do caminho (1º parágrafo) = e lhes deixam inacabados
  • D o que lhes dá na telha (1º parágrafo) = o que ocorre a eles
  • E em meio à confusão resultante (4º parágrafo) = diante da incoerência reinante

Depreende-se que certas características do transtorno abordado no texto

  • A criam condições propícias para o surgimento da criatividade.
  • B produzem indivíduos irritadiços, mas com considerável potencial intuitivo.
  • C provocam constante ansiedade decorrente da profusão de pensamentos simultâneos.
  • D produzem empecilhos intransponíveis para o sucesso profissional.
  • E retardam, durante a infância, o desenvolvimento cognitivo e interpessoal.

Uma vez que está sempre reagindo a si mesma, essa mente pensa e repensa o tempo todo. (último parágrafo)


Mantendo as relações de sentido, o trecho acima pode ser reescrito do seguinte modo:

  • A Conquanto esteja sempre reagindo a si mesma, essa mente pensa e repensa o tempo todo.
  • B Por conseguinte, essa mente pensa e repensa o tempo todo, sempre reagindo a si mesma.
  • C Conforme pensa e repensa o tempo todo, essa mente sempre reage a si mesma.
  • D Essa mente pensa e repensa, embora esteja o tempo todo reagindo a si mesma.
  • E Essa mente pensa e repensa o tempo todo, pois está sempre reagindo a si mesma.