Prova da Prefeitura Municipal de Salvador - Engenheiro - FGV (2017) - Questões Comentadas

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“Posso falar de arte e artistas outra vez? Espero que, em algum lugar aí no Brasil, haja leitores e leitoras, mesmo poucos, que se interessem pela figura singular e tão fundamental do artista”.

Desse segmento do texto 1, pode-se inferir várias afirmações.


Assinale a opção que apresenta uma inferência inadequada.

  • A O colunista já explorou o tema sobre arte e artistas em outras ocasiões.
  • B O colunista escreve fora do Brasil.
  • C O termo “mesmo poucos” indica um elogio a uma pequena parte de seus leitores.
  • D O termo “leitores e leitoras” indica respeito pela divisão de gêneros.
  • E Os adjetivos “singular” e “fundamental” mostram o apreço do colunista por artistas.

Sobre a pergunta inicial do texto “Posso falar de arte e artistas outra vez?”, assinale a afirmativa correta.

  • A Indica interesse do colunista em exaltar determinado tipo de leitor.
  • B Pretende popularizar a discussão do tema por meio de linguagem coloquial.
  • C Mostra polidez social por solicitar hipocritamente uma permissão.
  • D Denuncia o atraso cultural do país por pedir permissão para tratar de tema culto.
  • E Procura interagir com seus possíveis leitores, como em outros momentos.

Assinale o segmento do texto que mostra um emprego de linguagem informal.

  • A “Posso falar de arte e artistas outra vez?”.
  • B “Ou quem sabe dou sorte e há um ou outro artista aí fora”.
  • C “O que distingue o artista é a busca incondicional da beleza”.
  • D “Para o bem e para o mal, ela interfere o tempo todo”.
  • E “A objetividade e os bons princípios são temas para outros tipos humanos”.

Para defender suas ideias, o colunista apela para um conjunto de argumentos, destacando-se, particularmente,

  • A as citações de autores mundialmente famosos.
  • B as opiniões pessoais do colunista.
  • C a autoridade do jornal em que escreve.
  • D a intertextualidade com outros textos de valor.
  • E a multiplicidade de vozes que apoiam a visão do colunista.

“Sempre me pareceu que o artista verdadeiro sacrifica qualquer conteúdo, qualquer coerência, por uma bela frase, por um belo gesto, por um belo efeito plástico ou cênico”.


Isso equivale a dizer que

  • A a valiosa obra de arte não pode mostrar qualquer coerência.
  • B os artistas verdadeiros devem procurar escrever sobre “nada”.
  • C a beleza formal deve prevalecer sobre outros aspectos da arte.
  • D os efeitos plásticos ou cênicos são consequência da falta de coerência.
  • E os artistas devem sacrificar seus princípios em função da obtenção de beleza.