Prova da Prefeitura Municipal de Santa Helena - Agente Administrativo - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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Para classificar os documentos é preciso observar suas características, forma e conteúdo, a abordagem adotada pode variar de acordo com a natureza da organização e suas necessidades específicas. Os documentos podem ser classificados por gênero ou natureza do assunto.
Fonte: Paes, Marilena Leite - Arquivo: teoria e prática - 3. Ed. - Ed. FGV - Rio de Janeiro, 2004.

Quanto a natureza do assunto, os documentos podem ser classificados como:

  • A Sonoros.
  • B Cartográfico.
  • C Textuais.
  • D Sigilosos.

Analise as asserções a seguir:

I.Gerir uma agenda e organizar reuniões de maneira eficaz, não apenas otimizando o tempo, mas também melhorando a produtividade e a eficiência das equipes é essencial, para alcançar o objetivo desejado da organização.
MAS
II.É preciso estabelecer procedimentos que ajudem a garantir que as reuniões sejam úteis, bem gerenciadas e resultem em ações concretas. E as agendas sejam organizadas e cumpridas conforme planejado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

  • A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • C As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • D As asserções I e II são proposições falsas.

A correspondência oficial refere-se a comunicações escritas formais trocadas entre instituições, organizações, autoridades governamentais, empresas ou indivíduos num contexto profissional ou administrativo. Ao elaborar a redação oficial, alguns atributos devem ser seguidos, qual opção descreve sobre o atributo, concisão?
Fonte Manual de redação da presidência da república.

  • A Os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.
  • B Devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a).
  • C O texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.
  • D Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

É importante usar os pronomes de tratamento adequados ao se dirigir as pessoas, especialmente em contextos formais. Nas alternativas a seguir, o autor dirige-se ao destinatário, autoridade Presidente da República, no início do documento, no vocativo. Marque a alternativa CORRETA:
Fonte: Manual de redação da Presidência da República.

  • A Sua Excelência Presidente da República.
  • B Senhor Presidente da República.
  • C Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
  • D Digníssimo Senhor Presidente.

O Poder Legislativo Municipal, refere-se à estrutura de governo local, em nível de municípios. Pautado neste tema, avalie as afirmativas a seguir, registre V, para verdadeiro e F, para falso:
(__)Órgão responsável por criar Leis e regulamentações que governam a cidade, representando os interesses e as necessidades da população.
(__)A principal instituição do Poder Legislativo Municipal em nível municipal é a Câmara Municipal.
(__)Tem o dever de fiscalizar o município, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno as ações do Poder Executivo Municipal, que inclui o prefeito e os órgãos administrativos, na forma da Lei.
Fonte: Constituição Federal.

Marque a opção que descreve a sequência CORRETA:

  • A V, V e V.
  • B V, F e F.
  • C F, V e V.
  • D F, F e V.