Prova da Prefeitura Municipal de Santa Helena - Professor - Educação Física - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Em uma aula de Educação Física, Tony Istarque caiu e acabou machucando o braço. Como a queda aparentemente foi grave, o professor ficou com forte suspeita de que o aluno tenha fraturado o braço, nesse caso o professor deve, EXCETO:

  • A Tentar endireitar o braço e pôr o osso no lugar, afim de amenizar a dor que o aluno está sentindo.
  • B Aguardar o auxílio médico. Caso não seja possível, recomenda-se levar a vítima para o pronto-socorro mais próximo.
  • C Manter o membro afetado em repouso, numa posição natural e confortável.
  • D Se possível e tiver o conhecimento necessário imobilizar as articulações que ficam acima e abaixo da lesão.

Letramento e alfabetização muitas vezes são interpretados e entendidos como sinônimos. É compreensivo esse equívoco, tendo em vista que esses conceitos caminham juntos, em especial nos anos escolares iniciais. Ocorre que, cada um tem suas especificidades e não são a mesma coisa. Acerca desses conceitos preencha os parênteses, utilizando (1) para LETRAMENTO e (2) para ALFABETIZAÇÃO.

( ) Processo em que a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. ( ) Desenvolvimento de competências quanto à memorização do alfabeto, o reconhecimento das letras, a ligação entre sílabas e formação das palavras, utilizando-as na leitura e na escrita. ( ) Capacidade e competência que o sujeito adquire a partir de uma função social da leitura e da escrita. ( ) Diz respeito a um conceito mais amplo, além da aprendizagem de letras e símbolos escritos. ( ) Refere-se a compreensão, interpretação e uso da língua nas práticas sociais.
A sequência CORRETA está na letra:

  • A 1,1, 2, 1,2.
  • B 2, 2, 1,1,1.
  • C 2, 2, 1,2, 1.
  • D 1, 1,2, 2, 2.

No atletismo a modalidade decatlo é uma competição composta por dez provas. Em relação as provas, marque a alternativa que apresenta duas modalidades que NÃO fazem parte do decatlo:

  • A 200 metros rasos e salto triplo.
  • B 400 metros rasos e 110 metros barreiras.
  • C Lançamento de disco e salto com vara.
  • D Arremesso de peso e salto em altura.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de, EXCETO:

  • A Posicionar-se de maneira acrítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
  • B Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
  • C Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • D Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

A Educação Física Escolar pode e deve se apropriar das modalidades esportivas e suas regras como conteúdo a serem trabalhados, muito embora não deva ser esse o principal foco de abordagem nas aulas. Em uma aula de Educação Física a professora explicando sobre as regras do Voleibol diz que a equipe A recebeu a bola advinda do saque da equipe B, para enviar a de volta, a equipe A pode realizar as seguintes ações, EXCETO:

  • A Para realizar um ataque é necessário, obrigatoriamente, executar três toques de bola.
  • B Fazer um passe direto para o outro lado da quadra, da equipe B, sem necessariamente passar para outro jogador da equipe A.
  • C Os toques na bola devem ser executados por alunos alternadamente.
  • D Executar toques ou manchetes, entretanto não é permitido segurar ou conduzir a bola.